Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2020 @ 10:47

Panorama: Massa FM se isola na liderança geral de audiência em Curitiba. Mundo Livre FM crava sua melhor marca

Curitiba - 98 FM segue na vice-liderança geral. Jovem Pan FM amplia de novo o seu índice de audiência em filtros gerais

Publicidade

Na semana passada o mercado de rádio de Curitiba acompanhou mais uma atualização geral dos dados de audiência do FM local, praça que é acompanhada regularmente pela Kantar Ibope Media. No geral, o universo de ouvintes do rádio curitibano viu uma leve oscilação em seus números, mas vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2020):

Isoladas

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) foi o principal destaque da atual medição de audiência na Grande Curitiba. A emissora apresentou a quarta alta consecutiva em seu índice em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), fato que a isolou na liderança geral de audiência nos principais filtros da pesquisa e elevou o teto da pesquisa. 

Para se ter uma ideia do desempenho da Massa FM, o resultado atual é o maior volume de audiência registrado pela FM desde 2017 (trimestre janeiro a março de 2017 - 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, a 98 FM 98.9 (popular/hits) aparece na vice-liderança geral de audiência nos principais períodos da medição, isolada na colocação. A emissora também segue como líder em alcance 30 e 90 dias na Grande Curitiba.

Seguem próximas…

A Ouro Verde FM Easy FM 105.5 mantém a terceira colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), liderando também no formato adulto-contemporâneo. A emissora segue acompanhada de perto pela Caiobá FM 102.3 (popular/hits), que está estável no ranking e avança para o top 3 em períodos comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

O top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é completado pela Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), emissora que apresentou nova variação positiva em seus números e diminuiu novamente a distância que a separa do top 3.

Mais destaques

A Mundo Livre FM 93.9 (rock/alternativa) está entre os destaques da atual medição. A emissora apresentou um avanço consistente de audiência nos principais períodos da pesquisa. Isso resultou na inédita sexta colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também o maior volume de audiência da emissora.

Na sequência, a BandNews FM 96.3 (jornalismo/esportes) continua com um elevado índice de audiência, permanecendo também na liderança de seu formato. A rádio é seguida pela Clube FM 101.5 (popular/hits), emissora que variou de forma positiva na medição.

A Gospel FM 89.3 (evangélica/gospel) permanece em nono geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e é seguida pela Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-esportes), emissora que apresentou um avanço consistente de audiência e completa o top 10 nos filtros gerais.

A Rádio T FM 104.9 (popular/hits) volta a ser a emissora posicionada na sequência do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o "face to face" deve retornar neste mês de setembro, impactando parcialmente a partir da próxima atualização.

Veja também:
> Panorama: 98 FM cresce de novo e se aproxima da líder Massa FM. Ouro Verde FM Easy avança para o top 3 em Curitiba

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.