Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020 @ 13:06
São Paulo - Análise contou com a participação de emissoras FM brasileiras com presença nos meios digitais
A Nextdial, empresa de monitoramento de áudio digital, realizou um levantamento que apontou que a audiência do meio rádio cresceu entre 421% a 577% durante o domingo (15) em que foi realizada a votação do primeiro turno das eleições municipais. Esses dados serviram para reiterar a importância do Rádio na vida das pessoas, principalmente em eventos de grande impacto. Conforme destacado pelo tudoradio.com na última semana, o rádio contou com picos expressivos de acessos às suas iniciativas digitais durante a cobertura do primeiro turno das eleições.
No levantamento realizado pela startup de tecnologia para rádios, durante todo o domingo de eleição do primeiro turno os ouvintes correram para a sua emissora preferida em busca de notícias sobre o pleito. A Nextdial realizou uma análise sobre a audiência das emissoras com presença digital a partir da coleta de dados diretamente do streaming.
A coleta de dados contou com a participação de emissoras FM brasileiras com presença nos meios digitais e que utilizam a plataforma Nextdial Intelligence. Os "impactos" representam o índice de procura pela rádio ou interesse pelo conteúdo da emissora, e "alcance" a quantidade de ouvintes únicos que escutaram a programação.
Segundo o levantamento, no período compreendido entre às 6h às 16h do domingo, as emissoras com programação dedicada ao jornalismo alcançaram em média 2.801 ouvintes (aumento de 421% em comparação à média com os 10 domingos anteriores) e 5.952 impactos (aumento de 480%). Já no segundo período, avaliado entre 16h à 0h, quando houve a proximidade do encerramento da votação, divulgação das pesquisas de boca de turno e o início da apuração em todo o país, divulgação dos resultados e repercussão jornalística, foram 8.492 ouvintes (aumento de 448%) e 23.140 impactos (aumento de 528%).
Já as rádios com programação musical e cobertura jornalística das eleições somaram 652 ouvintes das 6h às 16h (uma queda de 2% em comparação ao domingo anterior) e 1.099 impactos (uma queda -15%). A partir do encerramento da votação, até o anúncio dos eleitos - das 16h à 0h - houve um aumento de 557% no número de ouvintes, somando 1.823 ouvintes, enquanto que os impactos somaram 3.665, aumento de 557%.
Levantamento do tudoradio.com corrobora importância do rádio durante eleições
O tudoradio.com também realizou um levantamento sobre a audiência no domingo de eleições do primeiro turno em todo o Brasil. Na matéria, o portal citou o Google Trends, que mostra a tendência e o comportamento de usuários em buscas no próprio Google, que registrou que a busca contendo a palavra Rádio avançou 525% nos últimos 7 dias, com pico no domingo.
A procura na internet pelas coberturas ao vivo realizadas pelas estações foi recorde, onda constatada em praticamente todas as regiões do país. Para se ter uma ideia, o tudoradio.com registrou volumes de audiência que superam em 10 vezes o pico tradicional verificado em dias de semana.
Veja também:
> Artigo "O rádio caminha para se consolidar como um meio híbrido"
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.