Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021 @ 15:04

Segundo colunistas, Faustão pode deixar a Globo em dezembro. Apresentador começou sua trajetória no rádio

São Paulo – Apresentador começou sua carreira artístico no rádio do interior de São Paulo

Publicidade

Atualizado às 15h47 - Segundo informações dos colunistas Flávio Ricco, do Portal R7, e Lauro Jardim, do O Globo, o apresentador da Rede Globo, Fausto Silva, o Faustão, deixará a emissora após 32 anos de casa. De acordo com o que circulou pela internet, Faustão definiu sua saída da emissora neste final de semana, porém, deve continuar no ar com o "Domingão do Faustão", líder de audiência da televisão aberta aos domingos há anos, até o mês de dezembro. Faustão começou a sua trajetória no rádio, onde foi reporter esportivo. Seu programa na TV conta com muitas características radiofônicas. Acompanhe:

Faustão estreou na Rede Globo em 1989 como repórter fazendo a cobertura do Carnaval daquele ano, entrevistando personalidades no Camarote do Faustão. Em março, começou a apresentar o Domingão do Faustão, disputando a audiência das tardes de domingo com o Programa Silvio Santos, do SBT. A atração de variedades com musicais, entrevistas, brincadeiras e jogos com a participação da plateia e de artistas, boa parte deles do elenco da Rede Globo, tornou-se sucesso e a emissora chegou à liderança no horário.

"Assim como outros grandes comunicadores, o Fausto Silva também começou a sua trajetória no rádio. Foi no rádio onde ele alcançou o estrelato tornando-se conhecido do público primeiro em São Paulo e depois em todo Brasil", conta ao tudoradio.com o professor e consultor Fernando Morgado.

Segundo Morgado, foi no rádio onde a irreverência de Faustão se tornou famosa. "Primeiro no jornalismo esportivo e depois com o programa Balancê, ainda na rádio Excelsior. E foi a partir do programa Balancê, que misturava esporte com música, que nasceu o Perdidos na Noite, programa que o Faustão apresentou durante os anos 1980 e que virou símbolo da cultura pop daquela década. O sucesso do Perdidos na Noite levou o Faustão para a TV Globo, tirando a liderança de audiência do Silvio Santos nas tardes de domingo".

Outro ponto importante lembrado por Fernando Morgado é a semelhança entre o programa televisivo comandado por Fausto Silva e a linguagem de rádio. "É importante frisar que o Domingão do Faustão, apesar de ser um programa de televisão, é fortemente radiofônico. O tratamento sonoro é muito importante. O Faustão se preocupa muito com som, as vinhetas, as trilhas… Tudo isso é muito bem cuidado".

A música, o rádio e o Domingão do Faustão

Morgado destaca também ao tudoradio.com a importância do Domingão do Faustão para o mercado da música. "As atrações musicais do Domingão do Faustão são selecionadas a partir dos sucessos do rádio. A produção tem um acompanhamento forte daquilo que toca no rádio em todo o Brasil e é a partir disso que ela seleciona os artistas que vão aparecer. Então existe uma simbiose entre o Domingão do Faustão e o rádio, não só pela origem profissional do apresentador, mas também pelo próprio esquema que ele faz questão de manter em seu programa", afirma o professor.

A trajetória

O apresentador Fausto Silva começou sua carreira artística aos quatorze anos, como repórter da rádio Centenário de Araras. Logo depois, mudou-se para Campinas e trabalhou durante cinco anos na Rádio Cultura. Em 1969, por indicação do apresentador Blota Jr., foi contratado pela Rádio Record AM 1000 de São Paulo.

Depois, Faustão passou a atuar na área de esportes, sendo repórter de campo na Jovem Pan (atual Jovem Pan News AM 620 de São Paulo). Além do rádio, Faustão também se dedicou ao jornalismo impresso, tendo trabalhado no jornal O Estado de S. Paulo. 

Convidado por Osmar Santos, ele se transferiu para o Sistema Globo de Rádio em 1977. Na TV, além da Globo, Fausto teve passagens também pela Gazeta, Record e Bandeirantes.


Fausto Silva entrevista o jogador Sócrates, em 1982, quando atuava pelo rádio como repórter esportivo. Foto: Olívio Lamas / Agência O Globo

Colaborações de Daniel Starck e Fernando Morgado

Tags: Rádio, Faustão, Rede Globo, saída, programação, Domingão do Faustão

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.