Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 29 de Abril de 2021 @ 17:05

ACAERT publica reportagem especial sobre os desafios e oportunidades do 5G na radiodifusão

Florianópolis - Material contou com participações de diversas entidades, bem como de especialistas na área. Objetivo foi o de traçar sobre como a nova tecnologia vai impactar na rotina das emissoras de Rádio e Televisão

Publicidade

A ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) divulgou em seu portal uma reportagem especial sobre a tecnologia 5G e seus impactos na rotina das emissoras de rádio e televisão. O material contou com participações de diversas entidades, como o Ministério das Comunicações e ABERT. Também foram ouvidos especialistas sobre o assunto, como o diretor-geral do portal tudoradio.com, Daniel Starck.

Com o objetivo de traçar sobre como a nova tecnologia vai impactar na rotina das emissoras de Rádio e Televisão, a ACAERT elaborou um matéria especial relatando os impactos da tecnologia 5G na radiodifusão, elencando os desafios e as oportunidades. Para isso, a entidade representativa do setor no estado de Santa Catarina ouviu o Ministério das Comunicações, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, além de especialistas no assunto, como Daniel Starck (diretor-geral do portal tudoradio.com), o consultor e professor Fernando Morgado, entre outros profissionais.

Para Daniel Starck, do portal tudoradio.com, um dos desafios da radiodifusão é ampliar a relevância nos aplicativos. "As possibilidades são inúmeras para a radiodifusão. Desde o consumo de mídia, na entrega. As emissoras vão ganhar importância nos aplicativos, no streaming, que é a base de tudo, onde se propaga o conteúdo linear. Vai aumentar possivelmente em consumo, que terá que ser fácil, apresentável e em todos os lugares. Muito muda no dia-a-dia da rádio, inclusive para ela gerar esse conteúdo. Poder utilizar mais inteligência artificial e melhorar seus processos".

O vice-presidente de Inovação e Competitividade da ACAERT, Roberto Dimas do Amaral, acredita que a nova tecnologia obrigará, mais uma vez, o rádio e a tv a se reinventarem. "Teremos a possibilidade de transmissão dos sinais da tv e do rádio pelo 5G, que terá mais qualidade. Vai dar para fazer transmissões ao vivo de qualquer lugar numa qualidade superior. Pode-se ter outras possibilidades, como alguma questão de vídeo, de conteúdo, de youtube. A radiodifusão vai ter que se reinventar, como sempre se reinventou".

O consultor e professor Fernando Morgado vai mais além nas previsões. A nova tecnologia vai aprofundar a chamada internet das coisas, com os aparelhos de casa e do trabalho conectados à internet. "E com mais aparelhos conectados, mais espaços na rotina de audiência podem ser conquistados pelas produtoras de conteúdo, como as emissoras de rádio e de televisão aberta. Enfim, todos aqueles que produzem conteúdo de qualidade e profissional podem conquistar novos espaços na rotina do público porque mais aparelhos estarão conectados". Morgado completa. "Agora, é fundamental que as emissoras também repensem a forma como produzem, embalam e difundem esses conteúdos. Para que, de fato, consumir tudo isso se torne ainda mais confortável e atraente no momento em que a concorrência cresce de maneira exponencial".

A reportagem especial da ACAERT denominada "5G na radiodifusão: desafios e oportunidades" pode ser conferida na íntegra por meio do portal da entidade, na internet.

Tecnologia 5G e sua chegada ao Brasil

A realidade da internet 5G está próxima dos brasileiros com a chegada da tecnologia para redes móveis e de banda larga. O edital para o leilão, que definirá a empresa que ficará responsável pela implantação do 5G no país, já está sendo analisado pelo TCU (Tribunal de Contas da União). A intenção do governo federal é promover o leilão em julho deste ano e a expectativa do Ministério das Comunicações é que em julho do ano de 2022, a tecnologia já esteja disponível pelo menos nas capitais

Com informações do portal ACAERT

Tags: Rádio, ACAERT, 5G, tecnologia, ABERT, MCom

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.