Terça-Feira, 01 de Junho de 2021 @ 11:20
Recife - Mercado vê uma maior aproximação entre as maiores audiências do FM pernambucano
O mercado de rádio do Recife acompanhou em maio uma atualização dos dados da audiência que mostra uma maior aproximação entre as concorrentes pelas primeiras colocações no ranking geral. A pesquisa que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media também apontou uma nova oscilação negativa do meio FM pernambucano, possivelmente impactado pelas mudanças ocorridas em alguns projetos de grande audiência. Porém, em algum deles, já há sinal de recuperação. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2021):
Concorrência acirrada
Com mudanças recentes em sua grade de programação, a Clube FM 99.1 (popular/hits) apresentou uma boa variação positiva em seu índice de audiência na comparação com a medição anterior, diminuindo assim a distância que a separa de emissoras que estão à frente na pesquisa. Trata-se do melhor resultado obtido pela FM desde a reta final de 2020, período que antecedeu as alterações de grade da rádio (com a saída do perfil religioso)
Antes, a Recife FM 97.5 (popular/hits) aparece no top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), se mantendo à frente da Rádio Jornal FM 90.3 (popular/jornalismo-esportes). A distância entre as duas FMs segue pequena.
No topo, duas FMs não assinantes da medição aparecem com os maiores volumes de audiência. Porém, com o crescimento da nova vice-líder e a oscilação negativa da primeira colocada, houve uma maior aproximação entre todos os maiores volumes de audiência no Grande Recife. Isso comparado com o histórico recente da primeira colocada, ou seja, o teto da medição diminuiu.
Mais destaques
A Jovem Pan FM 95.9 (jovem/pop) apresentou o segundo maior avanço absoluto entre as 10 maiores audiências do rádio no Grande Recife se considerar o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a reposicionou na sétima colocação geral, ficando assim mais próxima da Novabrasil FM 94.3 (adulto/nacional).
Outras duas não assinantes da medição aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguidas de perto pelas rádios Rede Brasil FM 93.3 (religiosa/gospel), Rádio Canaã FM 91.3 (religiosa/gospel) e CBN FM 105.7 (jornalismo/esportes, que apresentou boa evolução na medição atual).
Veja também:
> Panorama: Recife FM avança de novo e pula para a vice-liderança geral. Rádio Canaã alcança novo patamar
Importante: entenda o ranking…
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.
Cerca de 23 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência no Grande Recife.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Recife: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.