Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Sexta-Feira, 09 de Julho de 2021 @ 13:03

Rádio Record presenciou execuções que foram consideradas estopim da Revolução de 32 em São Paulo

São Paulo - Em 9 de julho de 1932 teve início da Revolução Constitucionalista

Publicidade

Hoje é 9 de julho, feriado em todo o estado de São Paulo. A data relembra o início da Revolução Constitucionalista de 1932. Várias rádios paulistas exibiram reportagens ou editoriais sobre a data. Uma emissora da capital, porém, transmitiu ao vivo o que seria o estopim da revolução. Um repórter da Rádio Record AM 1000 de São Paulo narrou, da sacada do prédio de onde era a rádio, a execução de quatro manifestantes: Mário Martins de Almeida (Martins), Euclides Bueno Miragaia (Miragaia), Dráusio Marcondes de Sousa (Dráusio) e Antônio Américo Camargo de Andrade (Camargo).

O movimento cobrava a criação de uma Constituição e defendia o fim da intervenção do presidente Getúlio Vargas no governo paulista. Esse movimento arrebatou a população após quatro manifestantes serem mortos em protesto na sede do partido do ex-presidente no Centro da capital. As vítimas eram Martins, Miragaia, Drausio e Camargo, nomes que deram origem à sigla M.M.D.C, que batizou o movimento. Houve confrontos entre o governo brasileiro e o exército paulista (que convocou de forma voluntária a população do estado).

O confronto, que foi considerado o estopim para o início da revolução, ocorreu no dia 23 de maio em frente ao prédio onde se ficava a sede da emissora, na Praça da República, número 17. O fuzilamento dos estudantes foi presenciado e narrado por César Ladeira, da sacada do prédio onde ficava a sede Rádio Record AM.

Atualmente o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história. 

A lei 2.430, de 20 de junho de 2011, inscreveu os nomes de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, o MMDC, heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932, no Livro dos Heróis da Pátria. Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Rádio Record, 9 de Julho, transmissão, Revolução Constitucionalista, 1932

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.