Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 22 de Julho de 2021 @ 10:52

Panorama: 98 FM consolida vice-liderança. Massa FM segue líder de audiência e Mundo Livre FM avança em Curitiba

Curitiba - Ouro Verde FM e Jovem Pan FM também ampliam suas médias de audiência e se aproximam do top 3 em filtros gerais

Publicidade

A capital paranaense acompanhou na semana passada mais uma atualização regular da pesquisa de rádio que é realizada pela Kantar IBOPE Media. No geral, o universo de ouvintes da FM da Grande Curitiba teve uma oscilação mínima de audiência na comparação com a pesquisa anterior, o que significa uma estabilidade (já que vem de alta na medição divulgada em junho). Vários destaques foram observados, inclusive com uma maior concorrência no top 5 em filtros gerais. Acompanhe (05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2021):

Isoladas

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) continua na liderança geral de audiência nos principais períodos da medição. Na comparação com as atualizações mais recentes da pesquisa, a FM tem mantido um patamar elevado de audiência, superior ao que era visto pelas líderes nos anos anteriores. Isso mantém segura a condição de líder da Massa FM, posição esta que é defendida pela rádio desde maio de 2020 (05h-00h/FM+WEB/trimestre fevereiro a abril de 2021).

Um dos principais destaques da medição ficou com a 98 FM 98.9 (popular/hits), estação que avançou em audiência e consolidou sua condição de vice-líder nos principais períodos da pesquisa. Trata-se do segundo avanço seguido e consistente nos números da 98 FM, rádio que também volta a ter o maior alcance do rádio na Grande Curitiba (30 e 90 dias/05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). 

Forte concorrência

A movimentação atual do meio FM em períodos gerais aproximou concorrentes de diferentes segmentos entre o top 3 e o top 5. Com avanços em seus números, Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo) e Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) aparecem mais próximas da Caiobá FM 102.3 (popular/hits) em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E esse 'bolo', também passa a contar com a aproximação da Mundo Livre FM 93.9 (adulto-alternativa/rock), rádio que apresentou uma variação consistente em sua média de audiência e está muito próxima da Jovem Pan FM em filtros gerais. O volume atual da 93.9 FM representa o maior índice já obtido pela Mundo Livre FM na Grande Curitiba.

Complemento do top 10

A sequência do ranking FM+WEB na Grande Curitiba não contou com mudanças significativas. Clube FM 101.5 (popular/hits) e Rádio Gospel FM 89.3 (religiosa/gospel) aparecem isoladas em suas respectivas colocações.

Também segue acirrada a disputa no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) entre BandNews FM 96.3 (jornalismo/esportes) e Transamérica FM 100.3 (adulto/jovem-jornalismo/esportes), estações que cravaram marcas muito próximas nos filtros gerais.

Após um avanço consistente, a Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica) passa a ficar posicionada como a rádio que aparece na sequência do top 10 em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), acompanhada de perto pela Rádio T FM 104.9 (popular/hits).

Veja também:
> Panorama: Massa FM dispara de novo em Curitiba. Caiobá FM e 98 FM também crescem em audiência

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.