Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Terça-Feira, 21 de Setembro de 2021 @ 15:06

Profissionais do Rádio comemoram o Dia do Radialista nesta terça-feira (21)

São Paulo – Data teve início no Governo de Getúlio Vargas

Publicidade

Assim como nos anos anteriores, muitos radialistas estão comemorando o dia da sua profissão nesta terça-feira, com muitas homenagens principalmente nas redes sociais. A data 21 de setembro ficou conhecida no meio radiofônico como Dia do Radialista, porém uma lei alterou a data de comemoração oficial da categoria, passando para 7 de novembro.

A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. 

A professora de radiojornalismo e pesquisadora Débora Lopez explicou como foi definida a data para comemoração do Dia do Radialista. “Consta que numa reunião realizada na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista. Na primeira comemoração, todas as emissoras do Rio de Janeiro silenciaram. Os profissionais foram à rua participar de uma gincana com corridas de calhambeques e foi servido um churrasco na Quinta da Boa Vista”, explicou


Campanha em homenagem a data, veiculada nas redes sociais do tudoradio.com

Com uma mudança imposta por uma lei federal em 2006 sancionada pelo ex-presidente Lula, os radialistas passaram a ter duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio (25 de setembro). O dia 21 de setembro virou uma data simbólica e 7 de novembro a oficial. A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso.

Um projeto de lei chegou a tramitar pelo Congresso Nacional para tornar oficial a comemoração do Dia do Radialista em 21 de setembro. O Projeto de Lei da Câmara n° 118, de 2017 dispunha alterar o artigo 1º da Lei nº 11.327, de 24 de julho de 2006, que "Institui o Dia do Radialista". A última tramitação ocorreu no Senado Federal, em 1º de fevereiro de 2019.

Tags: Rádio, Dia dos Radialistas, comemoração, radialistas

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.