Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Segunda-Feira, 01 de Novembro de 2021 @ 10:50

Comissão Permanente criada pelo MCom voltada aos serviços de radiodifusão divulga canais de FMs em MG e RS

Brasília – Dados sobre novos canais foram divulgados na semana passada pelo Ministério das Comunicações

Publicidade

O Ministério das Comunicações (MCom) criou em março deste ano a Comissão Permanente de Licitação de Serviços de Radiodifusão e o setor começou a divulgar os primeiros resultados dos editais de concorrência de rádios FM que estavam represados. Os primeiros canais dessa nova fase foram revelados na última quinta-feira (28). O MCom também divulgou novas concessões para migrantes AM-FM em três cidades.

Conforme a publicação, foram indicadas as vencedoras dos processos de licitação dos municípios de Ponte Nova, em Minas Gerais, e São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul. A população dessas cidades contará, em breve, com opções novas de entretenimento e acesso à informação pelas ondas do rádio. 

O MCom voltou a fazer a análise dos documentos e procedimentos relativos a processos de licitações em abril deste ano, após publicação da Portaria nº 2.263. No documento, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, instituiu a Comissão Permanente de Licitação de Serviços de Radiodifusão. 

A medida faz parte dos esforços da atual gestão para expandir a oferta de serviços de rádio e TV comerciais no país e atuar para o fortalecimento e a desburocratização do setor de radiodifusão. “Com uma Comissão Permanente, nós garantimos a continuidade do trabalho e avançamos com processos que estavam aguardando por uma resposta. Nossa missão é simplificar e desburocratizar para fortalecer esse setor tão importante para os brasileiros”, enfatiza o ministro. A última comissão criada com a designação de analisar licitações de radiodifusão tinha caráter temporário. 

A realização de licitações para os serviços de radiodifusão é necessária para as emissoras que utilizam um espectro de radiofrequência (bem público) para exploração comercial. Com o andamento dos processos, o MCom possibilita que novas outorgas sejam liberadas, conforme explica o presidente da Comissão, Eder Alves: “ao concluir as licitações, asseguramos que novos canais sejam disponibilizados; atendemos, assim, a demanda de radiodifusores e garantimos que a população tenha mais diversidade na TV e no rádio”.

MCom divulga novas migrações AM-FM

O MCom divulgou na semana passada novas migrações AM-FM. Nesse lote, foram beneficiados os municípios de Muritiba (BA), São Sebastião do Paraíso (MG) e Capão Bonito (SP). Os extratos que permitem a adaptação das outorgas são assinados pelo ministro Fábio Faria e foram publicados no Diário Oficial da União (DOU).  

Conforme o documento, a rádio Cacique AM 1230 de Capão Bonito vai migrar para 90.7 FM, com classe C de operação. Já a Rádio da Família AM 820 de São Sebastião do Paraíso vai operar em 103.1 FM, emissora de classe B2. Por fim a Vox AM 1110 de Muritiba (BA) irão operar em 105.9 FM, na classe C.

A pasta recebeu 1.655 demandas de rádios AM interessadas em transmitir em FM e já atendeu a mais de 970. A meta é avaliar e efetivar todas as demandas até 2022. "As rádios exercem um papel muito importante nas comunidades para levar informações de interesse público. Com as migrações, o MCom garante a continuidade dos serviços e fortalece cada vez mais o setor", pontua o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão.

Com informações do MCom e colaboração de Luiz Fernando

Tags: Rádio, comissão, radiodifusão, MCom, migração AM-FM, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.