Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 12 de Novembro de 2021 @ 07:31

Panorama: 93 FM mantém crescimento de audiência no Rio de Janeiro. Rádio Melodia e FM O Dia disputam a liderança

Rio de Janeiro - Movimentação do universo de audiência aproximou as duas primeiras colocadas. SulAmérica Paradiso, Novabrasil FM, CBN e Positividade FM apresentaram evoluções

Publicidade

O mercado do Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência de rádio, através da pesquisa feita regularmente pela Kantar IBOPE Media. No geral, o FM carioca viu uma oscilação negativa na média de seu universo de ouvintes na comparação com a pesquisa anterior, mas segue em patamar elevado. E as quatro primeiras colocadas no Rio seguem como os maiores volumes de audiência do país. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2021):

Líderes mais próximas

A Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) segue como o maior volume de audiência do rádio no Rio de Janeiro e região metropolitana, considerando filtros gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora também é dona da maior média de ouvintes por minuto do rádio brasileiro. Mas na movimentação atual do universo de audiência, viu uma aproximação ainda maior da FM O Dia FM 100.5 (popular/hits), ampliando a concorrência pelo topo do ranking.

Também seguem em destaques as rádios JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) e Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes). A primeira continua posicionada no top 3 nos principais períodos da medição, além de se manter entre as três rádios que superam a marca de 200 mil ouvintes por minuto em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Tupi quase não viu alteração em seu índice, o que a posiciona um pouco mais próxima da disputa pelo top 3.

A 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) fecha o top 5 nos principais períodos da medição de audiência e se destaca ao apresentar mais uma variação positiva em seu índice. A rádio está bem acima da média que vinha registrando nos últimos meses, com boa vantagem para as demais FM medidas no ranking de audiência.

Mais destaques

A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits) segue isolada na sexta colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também se mantém em patamar bem mais elevado em relação aos valores registrados pela emissora desde 2017. No ranking geral, a FM é seguida pela Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop), emissora líder em seu formato e que está isolada na sétima colocação geral.

Ao variar de forma positiva e contar com a movimentação atual da audiência carioca, a SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) está um pouco mais isolada em oitavo colocação geral em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora consolidou sua presença no top 10 em filtros gerais e também comerciais (segunda à sexta-feira).

Considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a BandNews FM 90.3 (jornalismo) aparece em nono geral, seguida por três rádios que cravaram marcas muito próximas: Novabrasil FM 89.5 (adulto/nacional, que avança novamente para o top 10 no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) e CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes).

Destaque também para a CBN, que apresentou uma boa evolução de audiência nos principais períodos da medição, avançando para o top 10 em filtros comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo) e Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Destaque para a 104.5 FM, que renova a sua melhor marca de audiência no Rio de Janeiro, crava a maior alta absoluta de audiência do top 15 nos filtros gerais e se aproxima um pouco mais da disputa pelo top 10 nos principais filtros da medição (principalmente em períodos comerciais, como o 06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira)

Veja também:
> Panorama: Rádio Melodia, FM O Dia e JBFM seguem com os maiores volumes de audiência do Rio de Janeiro

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


Panorâmica da região central do Rio de Janeiro / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.