Quinta-Feira, 10 de Março de 2022 @ 10:54
São Paulo - Transcontinental FM segue como vice-líder geral de audiência. Gazeta FM e 89 FM A Rádio Rock cravam novos avanços
O mercado de São Paulo acompanhou ontem (9) mais uma atualização dos dados de audiência do rádio paulistano, através de pesquisa que é realizada de forma regular pela Kantar IBOPE Media. No geral, a audiência do rádio FM na Grande São Paulo praticamente não viu oscilações em sua média, cravando uma marca muito próxima daquela vista na medição anterior. O rádio paulistano vem de cinco altas consecutivas de audiência e o patamar atual é o mais elevado desde 2018 (medição de maio a julho de 2018, conhecida pelo mercado em agosto daquele ano). E vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2021 a fevereiro de 2022):
Aniversário de liderança e novidades no top 5
A Band FM 96.1 (popular/hits) apareceu de novo na liderança isolada de audiência nos principais períodos da pesquisa. E qual é o principal significado para a rádio nesta atualização? Um feito histórico: a rádio completou 7 anos de liderança de audiência no mercado de rádio mais competitivo do país, confirmando a expectativa do setor devido aos resultados que a Band FM já vinha registrando nas pesquisas anteriores. A tendência é de que a rádio explore o feito através de campanhas em sua programação e também em seus canais digitais, fato que será acompanhado pelo tudoradio.com.
Na sequência, há uma grande concorrência no complemento do top 5, com várias emissoras importantes cravando índices próximos (e elevados) de audiência. Considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) puxa a fila, emissora que tem sustentado a condição de destaque desde novembro passado (trimestre agosto a outubro de 2021) e variou de forma positiva na atual pesquisa. E a estável Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) aparece logo na sequência e fecha o top 3 nesse período.
A Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica) foi uma das FMs que avançaram na medição de audiência e cravou uma marca muito próxima a da Alpha FM, ganhando assim uma colocação em relação à pesquisa anterior no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda a sexta-feira), a 95.3 FM é vice-líder geral.
Logo após a Nativa FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) completa o top 5 de audiência, emissora que vem de forte alta na medição passada.
Para se ter uma ideia da grande proximidade dessas emissoras, a distância no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) que separa a vice-líder em relação à quarta colocada é de um pouco mais de 5 mil ouvintes na média por minuto. Um cenário similar é observado em filtros comerciais (segunda a sexta-feira).
Top 10 com avanços
Aos poucos a Gazeta FM 88.1 (popular/hits) vai diminuindo a distância que a separa do top 5 nos principais períodos da pesquisa. A emissora foi um dos principais destaques da atual medição, passando a ficar mais isolada na sexta colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Na sequência, a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) é novamente destaque na evolução de audiência do rádio na Grande São Paulo, sustentando a sétima colocação geral nos principais períodos da pesquisa. A emissora já vinha de uma alta significativa de audiência na pesquisa anterior. E a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits, estação que também está em alta) aparece na sequência do ranking FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Um dos principais destaques da atual medição ficou com a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), rádio que já vem de evolução nas medições anteriores e ganhou mais uma posição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Agora a emissora aparece na nona colocação geral de audiência em filtros gerais, com marca próxima à da Metropolitana FM, além de avançar para a sétima em períodos como o 07h-19h (FM+WEB/segunda a sexta-feira).
Na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 105 FM 105.1 (popular/esportes) completa o top 10 de audiência, rádio que variou de forma positiva na atual medição. E a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) também foi outra FM que teve resultado positivo, mantendo assim o novo patamar de audiência conquistado na pesquisa anterior. A 106.3 FM vem aos poucos ampliando o seu volume de audiência, conforme a pesquisa é atualizada.
Mais destaques
A Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) também foi um dos destaques de audiência na atual pesquisa ao ampliar sua média de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso fez com que a rádio evoluísse uma colocação no ranking FM e diminuísse a distância que a separa da Rádio Mix FM. A Kiss FM 92.5 (adulto/rock) aparece logo na sequência.
Também é destaque a nova evolução de audiência da Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), rádio que ganhou uma colocação na comparação com a pesquisa anterior. A FM já vinha de alta e é seguida de perto pela BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) estão na sequência do ranking FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e agora passam a ser acompanhadas de perto pela Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes), emissora que já vinha de uma alta consistente na pesquisa anterior e avançou novamente na medição atual.
Play FM 92.1 (adulto/popular) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo) estão logo na sequência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Veja também:
> Panorama: Jovem Pan FM e 89 FM A Rádio Rock disparam em audiência. Band FM segue líder em São Paulo
> Panorama: Rádio de São Paulo cresce de novo e 9 FMs superam a marca de 2 milhões em alcance
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
Vista para a Ponte Octávio Frias de Oliveira, a "Ponte Estaiada" / Crédito: depositphotos.com
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.