Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 17 de Março de 2022 @ 15:04

Pesquisador Maurício Viel aborda os 100 anos do rádio no Brasil em encontro da AESP

São Paulo - Encontro contou com uma série de registros acerca da história do veículo de comunicação, incluindo as primeiras transmissões de sinais de rádio no país

Publicidade

Voltado a abordar assuntos relacionados a aspectos técnicos da radiodifusão, a AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado  de São Paulo) promoveu na última quinta-feira (10) o 1º Encontro Virtual do Comitê Técnico de 2022. O primeiro encontro da série de eventos comemorativos aos 100 anos do rádio no Brasil trouxe a participação especial do jornalista e pesquisador da história do rádio e da televisão, Maurício Viel. O material segue disponível para visualização no canal da AESP no YouTube.

Liderado pelos engenheiros Eduardo Cappia e José Mauro Ávila e com a participação do presidente da AESP, Rodrigo Neves, o primeiro encontro da série de eventos comemorativos aos 100 anos do rádio no Brasil contou com a presença de Maurício Viel, jornalista e pesquisador e um dos autores do livro sobre a TV Tupi, lançado em 2020 pela ABERT. No decorrer da transmissão, Viel trouxe até os espectadores uma série de registros acerca da história do veículo de comunicação, incluindo as primeiras transmissões dos sinais de rádio no país.

Entre os artigos apresentados por Maurício Viel está a edição de 26 de junho de 1949 do jornal Correio Paulistano, o qual veiculou uma reportagem dedicada a fatos que marcaram o início do rádio no Brasil. A matéria comprova o início do rádio no Brasil em 1922, com a instalação da primeira estação de radiodifusão.

O jornalista e pesquisador passou pela história de diversas emissoras, incluindo a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (atual MEC AM 800), esta que foi lançada em 1923 e que se destacou por ser a primeira emissora oficial do país. Também foram citadas as primeiras torres de rádio em São Paulo, representadas pela Rádio Record, Rádio Educadora Paulista, Rádio Difusora, entre outras, que foram surgindo no decorrer dos anos.

Além do aspecto histórico, ao longo do webinar o engenheiro Eduardo Cappia enriqueceu a apresentação com informações relacionadas aos aspectos técnicos e de propagação das emissoras. Foram citados relatos de propagação em uma época em que as interferências não se faziam presentes.

O 1º Encontro Virtual do Comitê Técnico de 2022 foi transmitido ao vivo na última quinta-feira (10). O encontro segue disponibilizado através de duas formas, sendo por meio do canal da AESP no Youtube, bem como através da página da entidade no Facebook.


Registro da participação de Viel no encontro da AESP

Tags: AESP, Entidade, Radiodifusão, Encontro Virtual do Comitê Técnico, Webinar, Encontro, 100 Anos do Rádio, Maurício Viel

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.