Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 11 de Abril de 2022 @ 07:29

Panorama: FM O Dia aumenta liderança de audiência no Rio de Janeiro; JBFM também avança

Rio de Janeiro - SulAmérica Paradiso cresce e retoma posição no top 10 em filtros gerais

Publicidade

O mercado de rádio do Rio de Janeiro também acompanhou na última quinta-feira (7) mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa esta que é realizada de forma regular pela Kantar IBOPE Media. No geral, foram observadas poucas mudanças quando o assunto é posição do ranking FM, com o rádio se mantendo em nível elevado nas médias de audiência. O teto da medição foi ampliado com o novo avanço da atual líder geral. Trata-se da primeira pesquisa que cobre um trimestre cheio de 2022. Acompanhe os destaques (05h00/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre janeiro a março de 2022):

Top 5 sem mudanças nas posições, mas com líder ampliando a vantagem 

A FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) foi novamente um dos principais destaques da medição de audiência. A emissora, que tem mantido a liderança geral desde a atualização de fevereiro (trimestre novembro de 2021 a janeiro de 2022), ampliou novamente o seu volume de audiência e passou a abrir uma distância ainda maior para a vice-líder geral, a Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel). O desempenho atual da FM O Dia é um dos melhores a ser registrado pela estação, rádio que tem feito história em medições como o alcance, onde conta com mais de 3.5 milhões de ouvintes únicos em 30 dias.

Na sequência, a JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) também foi um dos destaques da atual medição de audiência ao avançar nos principais períodos da pesquisa. No 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a emissora diminuiu a diferença que a separa da atual vice-líder geral, tendo o maior avanço absoluto da pesquisa. Já no alcance, a JB FM ficou acima da marca de 2.7 milhões de ouvintes únicos, o que a posiciona entre os maiores valores nesse quesito no rádio brasileiro (segundo maior alcance no mercado do Rio).

Completam o top 5 as emissoras Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) e 93 FM 93.3 (religiosa/gospel), considerando os principais períodos da pesquisa de audiência. No caso da Tupi, a emissora segue mais próxima do top 3 do que da sequência do ranking, também figurando entre as maiores médias de audiência do rádio brasileiro. Já a 93 FM se destaca ao variar de forma positiva na pesquisa em relação à atualização passada, permanecendo isolada em sua condição.

Também estão isoladas em suas respectivas colocações as emissoras Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits, que tem fixado um patamar de audiência mais elevado considerando a sua trajetória recente) e a Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop, líder em seu formato). As duas FMs também estão no grupo dos maiores alcances do rádio carioca.

Mais destaques

Foi destaque o avanço de audiência da SulAmérica Paradiso FM 95.7, emissora que no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) cravou a maior variação percentual entre os 10 maiores volumes de audiência do Rio de Janeiro. Isso foi o suficiente para reposicionar a estação na oitava colocação geral de audiência, rádio que é seguida de muito perto pela Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes).

A Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop) também foi um dos destaques da atual medição de audiência ao variar de forma positiva em filtros como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso mantém a emissora posicionada entre os 10 maiores volumes de audiência do mercado carioca. 

Entre as assinantes da pesquisa, BandNews FM 90.3 (jornalismo), Antena 1 Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo), Catedral FM 106.7 (religiosa/católica) e CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes) aparecem na sequência do ranking FM, considerando o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Todas essas FMs registraram valores considerados próximos na média de ouvintes por minuto.

Veja também:
> Panorama: FM O Dia aumenta liderança de audiência no Rio de Janeiro. Transamérica avança no top 10

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


Vista para Copacabana, com Ipanema e Leblon ao fundo, no Rio de Janeiro / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.