Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 10 de Maio de 2022 @ 13:13

Rádio Itatiaia vence prêmio nacional de jornalismo com reportagem sobre crise hídrica

Belo Horizonte - Reportagem da jornalista Alessandra Mendes foi eleita pelo júri especializado da CDL-BH como a melhor na categoria Rádio

Publicidade

A Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte venceu o Prêmio CDL de Jornalismo na categoria Rádio com a reportagem especial da jornalista e apresentadora Alessandra Mendes sobre a crise hídrica em Minas. A premiação é o reconhecimento de um corpo de jurados formado por 12 especialistas, sendo oito deles jornalistas. 

Ao todo, 76 trabalhos foram inscritos nesta edição, que marcou a primeira década da premiação. Dos cinco finalistas na categoria Rádio, três reportagens são produções do Jornalismo da Itatiaia. “A Itatiaia mostra mais uma vez a força do seu jornalismo. Somos uma produtora de conteúdo feita para os mineiros e com os mineiros. Mais do que falar para os mineiros, fazemos um jornalismo que sabe ouvir e dar voz a quem precisa”, comentou o presidente da emissora, Diogo Gonçalves.

Gonçalves também ressaltou o profissionalismo da equipe de jornalismo da emissora. “A premiação sela a grandiosidade do profissionalismo de uma equipe inteira. Estamos todos muito gratos e orgulhosos por mais esse reconhecimento pela qualidade e competência do nosso Departamento de Jornalismo”, comentou o presidente da emissora.

Entre os critérios avaliados pelo júri e que deram à Rádio Itatiaia o título máximo da premiação estão a qualidade do texto, a coerência e respeito aos princípios do jornalismo como a veracidade, a atualidade, a clareza e a precisão da informação. “Foi uma matéria pensada e executada ainda em um período bastante rigoroso da pandemia, o que nos exigiu cuidados extremos. Mas os desafios não puderam nos deter do propósito de conseguir executar da melhor forma possível a nossa missão principal: dar voz às pessoas”, comenta Alessandra, vencedora do prêmio.

A jornalista também se diz honrada e feliz com a premiação. Para ela, a conquista não seria possível sem o envolvimento dos colegas da redação. “A parceria com os colegas Wander Freitas, Thiago Castro e Naice Dias foi fundamental e nada seria possível sem a liderança da Maria Cláudia Santos, nossa diretora de jornalismo. Ver o resultado desse esforço sendo premiado é muito gratificante”, comemorou.

Para o vice-presidente da Rádio Itatiaia, João Vítor Xavier, o prêmio é importantíssimo não só pelo fato da conquista do primeiro lugar, mas também por ter três indicações entre os cinco finalistas: “isso mostra a excelência do nosso Jornalismo e a qualidade dos nossos profissionais”, finalizou.

O presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, destacou que a reportagem da Itatiaia vencedora do prêmio “nos faz questionar o quanto, de fato, absorvemos e praticamos os ensinamentos deixados por eventos históricos.” Ele destacou também a importância da homenagem feita nesta 10ª edição do Prêmio ao ex-presidente da Itatiaia, Emanuel Carneiro: “Homenageá-lo é também conceder ao jornalismo mineiro e, especialmente, aos profissionais de rádio, todo o reconhecimento por levarem o nome de Minas a todo o mundo”, disse Marcelo de Souza e Silva.


Maria Cláudia Santos, diretora de Jornalismo da Itatiaia, recebe o prêmio concedido à repórter Alessandra Mendes / Foto Divulgação CDL/BH - Alessandro Carvalho

Tags: Rádio, Rádio Itatiaia, prêmio de jornalismo, Belo Horizonte

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.