Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Quarta-Feira, 18 de Maio de 2022 @ 07:29

São Paulo tem 9 FMs acima de 2 milhões de ouvintes únicos e Rio de Janeiro tem 4

São Paulo - FM O Dia (RJ) e Band FM (SP) são os maiores alcances do rádio brasileiro, acima de 3 milhões. Jovem Pan FM (SP) se aproxima dessa marca

Publicidade

O rádio continua colecionando dados expressivos e positivos quando o assunto é o consumo do meio. Cresceu o número de pessoas impactadas pelo FM na Grande São Paulo, em medição relacionada ao alcance, feita pela Kantar IBOPE Media. A capital paulista tem nove (9) estações que atingem mais de 2 milhões de pessoas diferentes em 30 dias. O Rio de Janeiro também está em destaque, mercado que é dono dos maiores volumes de audiência por estação, onde quatro (4) FMs estão acima da marca de 2 milhões em alcance.  Os dados são relativos ao trimestre fevereiro a abril de 2022, considerando o 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais.

São Paulo

A Band FM 96.1 (popular/hits) tem o segundo maior alcance do Brasil e o maior do mercado paulista, com mais de 3.1 milhões de pessoas atingidas em apenas 30 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a posiciona entre os maiores valores de alcance do mundo, rádio que, nos últimos 7 anos, também é dona da liderança geral de audiência em um dos mercados de rádio mais competitivos. 

Outra emissora que está chamando a atenção é a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes). Nos últimos anos a emissora já estava consolidada entre as FMs que estão acima dos 2 milhões de alcance, além da vice-liderança geral nesse quesito. A novidade agora é a aproximação da 100.9 FM da marca dos 3 milhões. Hoje a Jovem Pan FM alcança 2.9 milhões de pessoas no dial, isso em 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Trata-se do terceiro maior valor do FM brasileiro.

São Paulo também está com uma marca histórica: são nove FMs acima dos 2 milhões de ouvintes diferentes alcançados em 30 dias. Há pouco tempo não era incomum que apenas três ou quatro emissoras superassem esse corte de destaque. E aqui é necessário fazer uma consideração: todas essas emissoras, incluindo a Alpha FM 101.7 que já costumava ficar acima dos 2 milhões em alcance, apresentaram alguma alta em seus números nos últimos dois anos.

Após a Jovem Pan FM, São Paulo conta com a Gazeta FM 88.1 (popular/hits, se consolidou no top 3 de alcance), Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica), Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits, teve um forte avanço em alcance na última medição, aparecendo agora no top 5 nesse quesito), Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa), todas acima de 2 milhões em ouvintes únicos alcançados.

Outra observação é necessária sobre esse cenário: as rádios Transcontinental FM e Rádio Mix FM, que hoje estão consolidadas nesse "grupo dos 2 milhões em alcance", estavam bem distantes dessa marca nos períodos pré-pandemia e também nos primeiros meses de impactos da covid-19, em 2020. 

E no Rio…

O mercado carioca é dono dos maiores volumes de audiência por estação, se consideradas as líderes. E isso é possível devido ao alcance expressivo alcançado por várias estações de diferentes formatos. O Rio de Janeiro tem a rádio de maior alcance do país: a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) atinge mais de 3.4 milhões de pessoas em 30 e 90 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). Trata-se de um número histórico para a emissora fluminense.

Outra estação que costuma se destacar nesse quesito é a JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo), rádio dona do maior alcance em seu formato de programação. São mais de 2.7 milhões de ouvintes alcançados em 30 dias, o que a posiciona como quarto maior valor do mercado brasileiro quando o assunto é número de ouvintes únicos no dial.

Assim como foi destacado sobre a Transcontinental e a Rádio Mix FM em São Paulo, a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits) é destaque pela recuperação de uma posição de destaque. A emissora rompeu recentemente a marca dos 2 milhões de ouvintes alcançados em 30 dias e na atual medição passou a ter o terceiro maior valor do mercado carioca. Vale recordar que a Rádio Globo não estava próxima da marca atual em anos anteriores.

Por fim, a Rádio Melodia FM 97.5, que briga pela liderança de audiência no mercado fluminense, é outra estação que possui um alcance que supera a marca de 2 milhões de ouvintes diferentes, novidade também alcançada na atual medição. Detalhe: a emissora é a única FM no formato religioso/gospel no país a atingir essa marca. 

Veja também:
> Panorama: Transcontinental e Nativa FM avançam em São Paulo. Band FM segue líder
> Panorama: FM O Dia segue na liderança no Rio de Janeiro. Rádio Melodia se aproxima
> Panorama: Rádio FM de São Paulo mantém cenário positivo com 19 FMs acima de 1 milhão de ouvintes por canal

Alcance?

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou à emissora.

O dado é muito utilizado pelo mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação, também auxiliando diretamente na defesa comercial do meio rádio.

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).

O mercado FM tem aumentado a relevância da análise e divulgação dos dados de alcance. Segundo a indústria, isso torna o paralelo entre estes dados uma tarefa mais objetiva para os compradores de mídia.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa da Grande São Paulo e 32 FMs no Grande Rio de Janeiro.


Região da Avenida Paulista, onde está concentrada a maioria das transmissões em FM da cidade / crédito: tudoradio.com

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, Rio de Janeiro, média, universo, alcance

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.