Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 07 de Julho de 2022 @ 13:32

Sinal da internet 5G já está em operação em Brasília; demais capitais terão ativação até o final de setembro

Brasília – Para os outros 5.567 municípios brasileiros, o calendário de ativação vai até 2029

Publicidade

O sinal de internet 5G foi ativado nesta quarta-feira (6) em Brasília. Porém, desde o final de semana, vários usuários já vinham relatando a conexão de altíssima velocidade em algumas regiões da capital federal. Vale ressaltar que o cronograma aprovado pela Anatel prevê ainda a liberação da faixa 3,5 GHz para uso do 5G nas demais capitais até o fim de agosto, com ativação da rede até o dia 29 de setembro. Para os outros 5.567 municípios brasileiros, o calendário vai até 2029. E no primeiro dia de operação, a velocidade oficial de conexão chegou próxima do gigabit por segundo.

Brasília é a primeira do país com o chamado 5G SA, com infraestrutura própria e sem dependência de antenas utilizadas pelo 4G. Para utilizar a quinta geração de internet móvel, o usuário precisa ter um smartphone ou tablet compatível com a tecnologia. E vários deles fizeram testes de velocidade, antes mesmo da ativação oficial feita pelas operadoras TIM, Claro e Vivo. Em alguns dos registros, segundo o portal Techtudo, a velocidade superou a marca de 900 Mbps.

Já o portal Telesíntese afirmou que a TIM chegou aos 952,35 Mbps e a Claro, aos 836 Mbps (ambas para download). Isso aproxima da marca do gigabit por segundo. E, em testes, usuários relataram valores que superaram essa velocidade (veja relato mais abaixo, neste texto).

A cobertura do 5G no DF

Inicialmente, a maior parte da cobertura 5G no Distrito Federal estará concentrada no Plano Piloto (área central de Brasília), Lago Sul, Lago Norte, Águas Claras, Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Guará. A redação do tudoradio.com recebeu de algumas emissoras relatos de interferências na recepção de sinais via-satélite das rádios

Segundo informações, estações como Rádio Mix FM 88.3, Jovem Pan FM 106.3, Rede Aleluia FM 99.3, Transamérica FM 100.1 e Clube FM 105.5 enfrentaram algum tipo de problema. Pelo que apurou o portal, os testes da tecnologia 5G em Brasília causaram níveis de interferências inesperadas pelas agências responsáveis pelo setor.

A ativação oficial ocorreu nesta quarta-feira (6). De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as capitais do país devem ter o 5G funcionando até 29 de setembro

À princípio, a tecnologia chegaria em julho em todas as capitais, mas dificuldades com a importação e instalação de equipamentos fez com que o prazo fosse estendido. Para os outros 5.567 municípios brasileiros, o calendário vai até 2029.


Relato de usuário durante os testes do 5G no DF. Clique aqui para acessar o tweet

5G interessa para o rádio e para todos os setores econômicos do país

O 5G é fundamental para a chamada "economia 4.0", revolução tecnológica que poderá acelerar novos hábitos de consumo de mídia em todo o planeta. O rádio, que já experimenta um avanço de seu alcance digital através de várias iniciativas on-line, impulsionadas pela maior oferta de conexão por parte de ouvintes e também de dispositivos disponíveis (como smartphones e smart speakers), é um grande interessado nesse processo.

Como empresas, o rádio também pode experimentar benefícios operacionais através do avanço da conectividade e novas formas de ganhos, como o crescimento do mercado programático através do áudio digital e o fortalecimento de iniciativas como o rádio híbrido, que combina os pontos fortes da operação via dial (FM/AM) com streaming (e outros dados oferecidos pelas estações).

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do TechTudo e do portal TeleSíntese. Colaboração de Daniel Starck

Tags: Rádio, 5G, tecnologia, internet, capitais, radiodifusão

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.