Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 19 de Julho de 2022 @ 07:31

Panorama: Piatã FM e GFM ampliam novamente as suas marcas de audiência em Salvador

Salvador - Itapoan FM retorna para a pesquisa e Jovem Pan FM ganha posição em filtros gerais. Bahia FM segue no top 3

Publicidade

A capital baiana também acompanhou na semana passada mais uma atualização da pesquisa que aponta como está o consumo de rádio em Salvador e na região metropolitana. No geral, o rádio continua colecionando números expressivos no levantamento que é feito pela Kantar IBOPE Media. E a nova alta do rádio baiano é impulsionada principalmente pelas estações que costumam liderar na medição, já que apresentaram variações de destaque na atualização da pesquisa. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2022):

Líderes em alta

A Piatã FM 94.3 (popular/hits) é novamente um dos destaques da pesquisa de audiência na Grande Salvador. O motivo foi a nova variação positiva na média registrada pela rádio, o que fez com que o teto da pesquisa fosse ampliado nos principais períodos da medição. Também é destaque o fato da Piatã FM seguir como líder isolada de audiência e no total de ouvintes únicos alcançados, número que segue flertando com a marca de 1 milhão (em 30 dias).

Também é destaque o desempenho da GFM FM 90.1, emissora que está consolidada como vice-líder de audiência nos principais períodos da pesquisa. A estação ampliou a sua média na comparação com a medição passada e voltou a figurar como o segundo maior valor de ouvintes únicos na Grande Salvador, após apresentar um crescimento consistente nesse quesito. São mais de 742 mil pessoas alcançadas em 30 dias.

A Bahia FM 88.7 (popular/hits) segue no top 3 de audiência nos principais períodos da pesquisa e com um total de ouvintes únicos que supera a marca de 700 mil em 30 dias, ou seja, segue próxima da GFM nesse quesito. 

Uma das novidades no ranking FM é o retorno da Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) entre as rádios assinantes da pesquisa. O desempenho atual registrado pela 97.5 FM a posiciona muito próxima da Bahia FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de uma boa distância para a sequência do ranking FM e o quarto maior número de ouvintes únicos alcançados na Grande Salvador.

Mais destaques

A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) também variou de forma positiva em audiência na comparação com a pesquisa passada, emissora que continua assim no top 5 nos principais períodos da medição e tem o quinto maior número de ouvintes únicos de Salvador e região metropolitana.

Uma das novidades da atual pesquisa é o retorno da Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop) à sexta colocação geral de audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que também variou de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior. A 91.3 FM já era dona do sexto maior número de ouvintes únicos alcançados, valor este que supera a marca de 450 mil.

Em audiência, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) segue próxima da Jovem Pan FM. Mas se considerada a audiência registrada pelo projeto na faixa AM (opera em 740 AM), a Sociedade tem a quinta maior média do rádio baiano.

As emissoras Salvador FM 92.3 (popular/hits), Metrópole FM 101.3 (jornalismo) e BandNews FM 99.1 (jornalismo) estão na sequência, logo após a Rádio Sociedade no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Destaque aqui para os avanços no ranking de audiência por parte da Salvador FM (avançou uma posição) e BandNews FM (entrou no top 10).

Rádio Educadora FM 107.5 (educativa/adulta), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes) e Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional) são as emissoras posicionadas mais próximas do top 10 de audiência em filtros gerais. Destaque aqui para o fato da 100.1 FM seguir com o sétimo maior número de ouvintes únicos alcançados entre as FMs da Grande Salvador.

Veja também:
> Panorama: GFM e Bahia FM avançam em audiência. Piatã FM segue líder geral em Salvador

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Salvador: clique aqui.


Registro panorâmico do Farol da Barra, em Salvador / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Salvador, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.