Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Quinta-Feira, 04 de Agosto de 2022 @ 13:11

Mineiros apresentam suas obras em rádios modelo Capelinha para a Mostra Rádio em Movimento da ABERT

Belo Horizonte – Dos três rádios que foram pintados, um será escolhido para a exposição da Mostra

Publicidade

A Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) está participando da seletiva que vai eleger um modelo de rádio Capelinha criado por artistas plásticos do estado, para participar da Mostra Rádio em Movimento. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), que vai homenagear 100 anos da primeira transmissão no Brasil, que será comemorado em setembro.

A associação mineira selecionou Fernando Pacheco, Elias Layon e Carlos Bracher para representar o Estado na exposição. As obras de arte foram entregues no dia 21 de julho.O projeto visa a apresentação de aparelhos de rádio modelo Capelinha, bastante populares na década de 1940, pintados por renomados artistas brasileiros. Desta forma, cada unidade da Federação escolheu três artistas para as produções das obras, sendo que apenas uma irá representar o seu Estado. 

Após a escolha, por votação popular, entre os dias 7 e 25 de setembro no site da ABERT, 27 peças artísticas ficarão expostas em Brasília, no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontecerá em novembro. Além disso, os rádios farão parte de uma grande ação de combate à fome. 

Os artistas mineiros

Fernando Pacheco, artista plástico e pintor, natural de São João del-Rei, região Central de Minas Gerais, tem um estilo voltado para o realismo. Em sua obra de arte, nominada “Amor igual, em todos os sons e em todas as cores”, ele utilizou as cores primárias, como vermelho, amarelo e azul, para representar a igualdade, amor e os sons do rádio, que o acompanhou durante toda sua vida.

Já o Elias Layon, pintor e escultor, natural de Mariana, também na região Central do Estado, apresenta em suas obras o barroco. Em ‘Essência de Minas’, retratou, no rádio modelo Capelinha, momentos em que viveu ao lado do veículo de comunicação, como rezar o terço às 18h com a família reunida, ouvir partidas de futebol, além de períodos comuns em Minas Gerais.

Por fim, Carlos Bracher, pintor, desenhista e escultor, natural de Ouro Preto, Central de Minas, gosta de apresentar o estilo mosaico. Em sua obra de arte, titulada como ‘Cores de meu amor ao rádio’, expôs as ondas do rádio em cores variadas, além do microfone símbolo daquela época e também principal forma de transmitir os sons para o aparelho. 


Obras criadas por artistas plásticos mineiros / Foto Divulgação

AMIRT prepara evento em Belo Horizonte

No dia 27 de setembro, terça-feira, a AMIRT irá celebrar o centenário do rádio em um grande evento no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.  A festividade irá oferecer aos convidados experiências inesquecíveis com o veículo de comunicação, mostrando a atualidade do rádio, mas já pensando no futuro, nos próximos 100 anos no Brasil. 

Um podcast ao vivo estará acontecendo dentro cerimônia, comandado por personalidades queridas e bastante conhecidas no rádio, além de um quiz sobre o veículo de comunicação, com direito a prêmio, e também a exposição com os três rádios modelo Capelinha pintados pelos artistas mineiros.

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Rádio, 100 anos do rádio, Belo Horizonte, AMIRT, ABERT, Mostra Rádio em Movimento

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro do Comitê Jurídico da AESP e da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.