Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 31 de Agosto de 2022 @ 13:15

Ministério das Comunicações lança consulta pública sobre Dia Nacional do Rádio

Brasília – Data é alusiva ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, responsável pela primeira transmissão radiofônica no Brasil

Publicidade

O Ministério das Comunicações (MCom) lançou nesta quarta-feira (31), uma consulta pública sobre a proposta de projeto de lei que institui o Dia Nacional do Rádio, a ser celebrado, anualmente, em 25 de setembro. A iniciativa se deu em comemoração ao centenário da radiodifusão no Brasil e remete ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, responsável pela primeira transmissão radiofônica no Brasil.

As contribuições devem ser encaminhadas até o próximo domingo (4), pela plataforma Participa + Brasil que está disponível no link.  A data do dia 25 de setembro já é conhecida como Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão, porém, ainda não é reconhecido por lei. A medida visa tornar a data legal.

O dia 25 de setembro marca o nascimento de Edgar Roquette-Pinto. Ele é responsável pela primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil, que aconteceu em 7 de setembro de 1922, na comemoração do Centenário da Independência Brasileira.

Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, então capital federal, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa. Roquette-Pinto também fundou a primeira emissora oficial de rádio do país, a atual Rádio MEC.

Antes de instituir essa data comemorativa, encaminhamos a presente consulta pública, em atendimento à Lei 12.345, de 9 de dezembro de 2010, visando colher insumos de associações do setor e da sociedade brasileira como um todo.

Com informações do Ministério das Comunicações

Tags: Rádio, Ministério das Comunicações, Brasília, Dia do Rádio, radiodifusão

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.