Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2022 @ 07:29

Panorama: Jovem Pan FM supera os 3 milhões em alcance. Metropolitana, Gazeta FM e Nativa FM avançam em São Paulo

São Paulo - Mercado de São Paulo registra marca de 18 FMs acima de 1 milhão no total de ouvintes únicos em 30 dias

Publicidade

Os números de consumo de rádio na Grande São Paulo continuam em alta, segundo a última medição realizada pela Kantar IBOPE Media. Apesar da esperada variação negativa, provavelmente impactada pela presença de propaganda eleitoral obrigatória nos intervalos das emissoras, o mercado viu uma manutenção de um patamar elevado de alcance no rádio paulistano, com algumas emissoras registrando altas importantes em seus números. Ao todo, são 18 FMs acima de 1 milhão no total de ouvintes únicos em 30 dias, sendo 7 estações acima de 2 milhões. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os locais/alcance 30 dias):

Número histórico

Assim como ocorreu na atualização dos dados de audiência, a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) foi o principal destaque em alcance e no total de ouvintes únicos em 30 dias na Grande São Paulo. Isso pelo fato da emissora ter apresentado o maior valor do mercado no trimestre agosto a outubro, superando a marca de 3.1 milhões de ouvintes únicos em 30 dias. Essa marca é inédita para a trajetória recente da Jovem Pan FM, rádio que já estava consolidada na segunda colocação geral nesse quesito no mercado paulistano, tendo cerca de 2.4 milhões há 1 ano.

A título de curiosidade, são poucas rádios no mundo que superam ou orbitam próximas da marca de 3 milhões em alcance 30 dias. Fatores como tamanho do mercado e relevância da estação impactam diretamente nesse cenário. No Brasil, FM O Dia FM 100.5 (popular/hits, mercado do Rio de Janeiro) e Band FM 96.1 (popular/hits, de São Paulo) costumam estar nessa condição de destaque, agora alcançada também pela Jovem Pan FM. Em Nova York (EUA), por exemplo, com base na medição da Nielsen (eletrônica, PPM), a Lite FM 106.7 (adulto-contemporâneo) é a única que costuma superar 3 milhões, condição esta que tem a Z100 FM 100.3 (também de NY) próxima e, em determinadas épocas do ano, a KOST FM 103.5 (Los Angeles) também supera essa marca.

Patamares elevados em alcance

A Band FM 96.1 (popular/hits) conta com o segundo maior alcance do rádio na Grande São Paulo, com um valor muito próximo da marca dos 3 milhões. Vale ressaltar que essa marca já posicionou a 96.1 FM em primeiro lugar nesse quesito em várias atualizações da medição e mantém a emissora próxima da Jovem Pan FM. Outro ponto relevante é que o valor de alcance registrado hoje pela Band FM, de 2.9 milhões, é superior ao número obtido pela rádio na atualização de novembro de 2021 (2.7 milhões).

Quem também se destaca em alcance e no total de ouvintes únicos é a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), emissora que manteve a sua colocação como um dos 3 maiores valores do rádio na Grande São Paulo. A emissora apresentou alta no total de ouvintes únicos em 30 dias, seguindo acima da marca de 2,2 milhões no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais).

Também é destaque o ganho de posição da Gazeta FM 88.1 (popular/hits) no top 5 de alcance, emissora que volta a superar a marca de 2,2 milhões em 30 dias, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os locais). A emissora não acompanhou a variação negativa do meio em alcance na comparação com a pesquisa passada, fato que também foi repetido no índice de audiência da 88.1 FM. A estação é seguida de perto pela Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), que também supera os 2,2 milhões de ouvintes únicos.

A Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica) também foi outra emissora que ignorou a tendência de oscilação negativa do meio, seja em alcance, total de ouvintes únicos em 30 dias e também em audiência. Com isso, a emissora também aparece mais próxima do top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais), rádio que também se aproximou dessa disputa no ranking FM que considera o índice de audiência. 

Em alta, a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) continua acima da marca de 2 milhões em alcance e no total de ouvintes únicos em 30 dias, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os locais). A emissora é seguida no ranking FM de alcance pela Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), que segue bem próxima do recorte de 2 milhões em 30 dias.

Também se destacam emissoras como Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) e Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), que estão acima de 1.8 milhão em alcance em 30 dias e a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), que se aproxima um pouco mais dessa marca ao variar de forma positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais).

Também acima de 1 milhão

Completam a seleta lista de FMs acima de 1 milhão nos valores de ouvintes únicos e alcance 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais) as emissoras 105 FM 105.1 (popular/esportes), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes, emissora que vive um de seus melhores momentos históricos em alcance), Kiss FM 92.5 (adulto/rock, também em alta e com um valor expressivo para sua trajetória), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes).

Veja também:
> Jovem Pan FM lidera a audiência geral e alcance em São Paulo. Band FM leva vantagem no comercial
> Panorama: São Paulo segue com 19 FMs acima da marca de 1 milhão de ouvintes em 30 dias

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista para edifícios localizados na Avenida Paulista, em São Paulo / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, alcance, São Paulo, média, universo, ouvintes

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.