Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 19 de Dezembro de 2022 @ 07:44

Panorama: Piatã FM amplia liderança geral em Salvador. Bahia FM segue com o segundo maior alcance

Salvador - GFM mantém vice-liderança isolada em audiência. Jovem Pan FM avança nos filtros gerais 

Publicidade

Salvador acompanhou mais uma atualização geral da pesquisa que revela o consumo de rádio na capital baiana e na região metropolitana, esta que é medida regularmente pela Kantar IBOPE Media. No geral, o FM local fecha o ano com números expressivos de audiência e alcance, mostrando o bom momento vivido pelo rádio em 2022. Alguns números históricos foram mantidos na atualização, como o alcance elevado da atual líder geral. Acompanhe os destaques (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2022):

Líder em alta

O grande destaque da atual medição ficou com a líder geral em alcance, total de ouvintes únicos e audiência. A Piatã FM 94.3 (popular/hits) ampliou novamente os seus números em filtros gerais, fato que a deixou ainda mais isolada na primeira colocação de audiência. Agora há uma diferença mais segura a favor da Piatã FM, emissora que também está chamando a atenção pelo total de ouvintes únicos em 30 dias: são mais de 1 milhão de pessoas diferentes na Grande Salvador, número este que a posiciona entre os maiores valores do FM brasileiro.

Também é destaque a variação positiva de audiência da Bahia FM 88.7 (popular/hits). Isso mantém a rádio no top 3 em períodos gerais como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Mas o principal destaque da emissora é no total de ouvintes únicos em 30 dias: ao avançar de novo, a Bahia FM segue com o segundo maior valor do rádio baiano, acima de 770 mil. 

Já a G FM 90.1 (adulto-contemporâneo) se destaca por manter de forma isolada a vice-liderança geral de audiência na Grande Salvador (há uma distância segura para a sequência do ranking FM) e também segue próxima da Bahia FM no total de ouvintes únicos, estando acima dos 736 mil em 30 dias no 05-00h (FM+WEB/todos os locais).

Estável, a Itapoan FM 97.5 (popular/hits-esportes) continua próxima do top 3 em filtros gerais de audiência como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também está entre os canais que mais alcançam ouvintes na Grande Salvador, acima dos 670 mil em 30 dias.

Disputa pelo top 5

A Jovem Pan FM 91.3 (jovem/pop) voltou a apresentar um avanço em sua média de audiência e também no total de ouvintes únicos em 30 dias. Isso foi o suficiente para a emissora ampliar a disputa pelo top 5 nos principais períodos da medição e passar a ter o quinto maior número da Grande Salvador no quesito ouvinte únicos em 30 dias. Agora a Jovem Pan FM supera a marca dos 500 mil no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Em audiência, considerando o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a A Tarde FM 103.9 (adulto-contemporâneo) sustenta a sua colocação no top 5 e segue próxima da Jovem Pan FM no total de ouvintes únicos em 30 dias.

Mais destaques 

A Rádio Sociedade FM 102.5 (popular/jornalismo-esportes) segue isolada em sétimo lugar geral de audiência em filtros como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição mantida com uma boa estabilidade apresentada em seus números nas últimas medições. Vale recordar que a Sociedade segue no AM e, se somada as audiências concentradas nas duas faixas, a marca passa a ter o quinto maior volume do mercado baiano. 

A sequência do ranking FM de audiência conta com as emissoras Metrópole FM 101.3 (jornalismo) e Salvador FM 92.3 (popular/hits) bem próximas no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo que as colocações são invertidas no total de ouvintes únicos em 30 dias. Vale destacar que, recentemente, a Salvador FM passou a ter o sétimo maior alcance do rádio baiano.

Novamente em audiência, a Novabrasil FM 104.7 (adulto/nacional) é quem completa o top 10 no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), não estando distante da disputa entre Metrópole e Salvador FM. 

As emissoras Rádio Educadora FM 107.5 (educativa/adulta), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) e BandNews FM 99.1 (jornalismo) aparecem logo na sequência em audiência, considerando o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Resumo dos destaques/mudanças:

- Piatã FM amplia liderança de audiência e segue acima de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias
- Bahia FM mantém vice-liderança geral no total de ouvintes únicos e. 30 dias e GFM segue em segundo em audiência
- Jovem Pan FM se aproxima do top 5 em audiência e passa a ter o quinto maior valor no total de ouvintes únicos em 30 dias

Veja também:
> Panorama: Piatã FM e GFM seguem com os maiores volumes de audiência em Salvador. Bahia FM é vice-líder em alcance 

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Salvador.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Salvador: clique aqui.


Pelourinho, vista da região histórica do centro de Salvador / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Salvador, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.