Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 15 de Fevereiro de 2023 @ 07:29

Panorama: BHFM, Liberdade FM e Alvorada FM avançam em audiência. Rádio Itatiaia segue líder em Belo Horizonte

Belo Horizonte - Universo de audiência na capital mineira e na região metropolitana apresenta uma alta consistente em seus números. Light FM chega ao top 10 de audiência

Publicidade

As notícias neste início de ano para o rádio mineiro são positivas. A primeira medição do consumo de rádio que cobre um mês de 2023 (trimestre novembro de 2022 a janeiro de 2023) mostra a audiência em alta na Grande Belo Horizonte, com avanço também no total de ouvintes únicos e o alcance do meio. Várias emissoras foram responsáveis por esses números positivos, registrados na pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro/2022 à janeiro/2023):

Avanços no top 5

Três das cinco primeiras colocadas nos principais períodos da pesquisa de audiência apresentaram avanços consistentes em seus números. Destaque para a BH FM 102.1 (popular/hits) e também para a Liberdade FM 92.9 (popular/sertaneja), estações que impulsionaram diretamente a alta do FM mineiro e diminuíram a distância que as separam da atual líder geral. No caso da BHFM, em alcance, a rádio se aproxima da marca de 1.7 milhão de ouvintes em 30 dias e está próxima da atual líder nesse quesito. Outro detalhe: BHFM e a Liberdade FM também superaram a marca de 100 mil ouvintes por minuto em filtros de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB).

Outro destaque importante ficou por conta da Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo). A emissora retomou a quarta colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, o que inclui o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O ganho de posição foi devido à variação positiva consistente vista em sua média de ouvintes por minuto, que também foi acompanhada na alta do alcance, que voltou a superar a marca de 1 milhão de ouvintes em 30 dias.

Antes, a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) segue isolada na liderança geral nos principais períodos da pesquisa, condição esta que não precisa contar com a soma da audiência concentrada no AM 610. A Itatiaia aparece estável no ranking de audiência e tem um alcance superior a 1.7 milhão em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) segue completando o top 5 de audiência nos principais períodos da pesquisa, com boa vantagem para a sequência do ranking FM. Já no alcance, a 99.1 FM continua com o terceiro maior número do rádio mineiro, acima de 1.3 milhão em 30 dias, ficando atrás apenas da Itatiaia e da BHFM.

Sequência do top 10

Entre as assinantes da pesquisa, a 98 FM 98.3 (jovem/adulto-rock/esportes) continua isolada na sexta colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, com variação positiva na comparação com a medição anterior, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) aparece na sequência, registrando números muito próximos da marca observada na pesquisa anterior. Isso a mantém isolada em sétimo lugar geral de audiência entre as FMs assinantes da pesquisa.

Na sequência, ainda sobre o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a CDL FM 102.9 (adulto/alternativa) aparece entre os 10 maiores volumes de audiência, apontando uma variação positiva em seu índice na comparação com a pesquisa passada.

A novidade no top 10 fica por conta da presença da Light FM 103.9 (adulto-contemporâneo), projeto inaugurado no final de 2022 e que já se destaca no mercado mineiro. A variação atual da audiência a posicionou nessa condição em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), próxima da CBN FM 106.1 (jornalismo, que aparece em nono geral). No filtro de segunda à sexta (06h-19h/FM+WEB) a Light FM leva vantagem. E as duas FMs são seguidas de perto pela Transamérica FM 88.7 (jovem/adulto-pop).

Resumo dos destaques/mudanças:

- Estável, Rádio Itatiaia segue isolada na liderança de audiência e alcance
- BHFM e Liberdade FM seguem avançando e diminuem a distância para a líder geral
- Alvorada FM retoma posição no top 5 e supera a marca de 1 milhão em alcance (05h-00h/FM+web/todos os locais)
- Light FM aparece no top 10 de audiência entre as FM assinantes

Veja também:
> Panorama: Rádio Itatiaia amplia liderança e BHFM segue vice-líder. Jovem Pan FM avança em Belo Horizonte

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.


Vista panorâmica da região central de BH / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.