Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 08 de Março de 2023 @ 15:19

Rádios públicas veiculam programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

São Paulo – Emissoras da EBC e Rádio Cultura FM de São Paulo estão com grades especiais voltadas à data

Publicidade

Rádios públicas destinaram suas programações para homenagear o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, 8 de março. A Rádio Cultura FM 103.3 de São Paulo dedica 24 horas da sua programação às compositoras e intérpretes das música clássicas e brasileira e do jazz. Já as emissoras da Rádio Nacional prepararam uma programação especial para celebrar a data com vozes femininas.

As homenagens na Cultura FM começaram à meia-noite, com o Cultura Jazz, apresentando o show da lendária Nina Simone, de 6 de maio de 1988, em Hamburgo, na Alemanha, gravado pela Rádio alemã NDR e disponibilizado, com exclusividade, para a Rádio Cultura, por meio da parceria com a EBU -- União Europeia de Rádio e Televisão. Às 17h, o Fim de Tarde com o maestro Julio Medaglia traz uma entrevista com a jovem regente brasileira Alexandra Arrieche. Atualmente é diretora das orquestras Sinfônica de Olympia, em Washington, da Orquestra Sinfônica da Cidade de Henderson, em Nevada, e regente principal da Orquestra Filarmônica da Antuérpia.

O Conexão Europa, às 20h, apresenta um concerto inédito gravado em outubro de 2021, na Sala de Concerto Walt Disney, em Los Angeles, Estados Unidos, com a Orquestra Filarmônica de Los Angeles, com participação da pianista italiana Beatrice Rana, sob a regência da finlandesa Susanna Mälkki. Entre as obras que fazem parte do repertório deste concerto está “Vista” da compositora (também finlandesa) Kaija Saariaho.

Encerrando o dia, às 23h, o programa O que há de novo, apresentado pelo jornalista e crítico musical João Marcos Coelho, traz o recém- lançado disco “Music for soprano & Guitar by Female Composers” (Música de mulheres compositoras para soprano e violão). O álbum gravado neste ano pela soprano espanhola Cristina Bayón e pelo violonista Jesús Pineda reúne obras de autoras como Clara Schumann, Fanny Mendelssohn, Isabella Colbrán, Maria Malibrán, Pauline Viardot Garcia e Pauline Duchambge.

Rádios da EBC também estão com homenagens

As emissoras da Rádio Nacional prepararam uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na rede da Nacional FM (Brasília, São Luís, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife) todas as músicas, de 0h às 23h59, serão cantadas por mulheres. Nos microfones, as locutoras vão levar ao ar edições especiais do Expresso Nacional (10h às 12h), do Playlist Nacional (13h às 14h), da Hora do Ouvinte (14h às 16h) e do É Tudo Brasil (16h às 18h).

Um dos destaques é a participação das cantoras Ana Lélia, Márcia Tauil e Sabrina Parlatore, que participam do show Ninho de Papel, em homenagem às mulheres e ao legado de Gal Costa.

As Rádios Nacional AM, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões também tratam da data ao longo dos programas. Entre eles, o Tarde Nacional (14h às 16h). Juntas, as três emissoras vão transmitir uma edição especial do Viva Maria (17h às 18h). Com mais de 40 anos de história, o programa apresentado pela jornalista Mara Régia é um dos mais tradicionais do rádio.

O Viva Maria também é um dos pioneiros ao pautar temas com recorte de gênero voltado às mulheres. Neste especial, o programa entrevista, ao vivo, entre outras convidadas, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a jornalista Cristina Serra e a cantora indígena Djuena Ticuna.

E as edições do Repórter Nacional levam ao ar uma série especial de reportagens sobre as conquistas femininas por direitos no Brasil, em diferentes áreas da vida, como trabalho, educação e proteção social.

Tags: Rádio, Rádios Públicas, EBC, Rádio Cultura, Dia da Mulher, programação

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.