Sexta-Feira, 10 de Março de 2023 @ 13:17
São Paulo – Ao todo, mercado publicitário encerrou 2022 com crescimento de 7,7%
O relatório Cenp-Meios divulgado nesta quinta-feira (9) pelo Meio & Mensagem apontou um crescimento de 3,7% de investimento publicitário no meio Rádio em 2022, em comparação a 2021. Embora não tenha mantido o ritmo de crescimento apresentado nos primeiros seis meses do ano, o mercado publicitário brasileiro encerrou o ano passado com crescimento de 7,7% em comparação com 2021.
O monitoramento aponta que, ao longo de todo o ano passado, as agências que compõem o estudo reportaram uma movimentação de R$ 21,2 bilhões em investimentos em mídia. No ano anterior, essa quantia foi de R$ 19,7 bilhões.
O estudo mostra que houve uma desaceleração nos investimentos publicitários no segundo semestre do ano passado. Segundo o Cenp-Meio, no primeiro semestre de 2022, a alta estava em 12,5%. Já no relatório que abrange o período de janeiro a setembro, o valor movimentado em compra de mídia era 11,8% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior.
Possíveis causas da queda
O Fórum de Autorregulamentação, responsável pelo Cenp-Meios, apontou a instabilidade com a definição do novo governo, o horário eleitoral e a Copa do Mundo fora de época, como as principais razões que podem explicar o cenário do último trimestre. O monitoramento do Cenp-Meios de 2022 foi realizado com base em valores reportados por 326 empresas. Em 2021, eram 298 empresas participantes.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.