Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 29 de Março de 2023 @ 18:49

Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro conta com exposição sobre a Rádio Nacional

Rio de Janeiro - Nossas Sensações Não São Nossas possibilita um encontro entre arte contemporânea, música e carnaval através dos tempos, exaltando a origem negra da festa popular. A exposição segue até o dia 5 de maio

Publicidade

A Rádio Nacional é tema da exposição Nossas Sensações Não São Nossas, esta que possibilita um encontro entre arte contemporânea, música e carnaval através dos tempos, exaltando a origem negra da festa popular. A exposição pode ser visitada até o dia 5 de maio no MIS-RJ (Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro).

Tendo marcado a chamada Era de Ouro do Rádio com as radionovelas e programas de auditório, a Rádio Nacional conta com um acervo extenso sobre a sua trajetória no Museu da Imagem e do Som. A novidade é a exposição Nossas Sensações Não São Nossas, esta que tem a curadoria de Ana Paula Rocha e que se passa nas décadas de 40 e 50. O período escolhido mostra a influência da emissora em diversos âmbitos, incluindo sua representação social, seus compositores, intérpretes, astros e estrelas do carnaval, o universo sonoro da época e seus reflexos na atualidade.

A exposição é composta por itens do acervo do MIS. Entre os destaques o público poderá conferir sobre o Carnaval, com fotos e artigos de artistas como Clementina de Jesus, Elizeth Cardoso, Pixinguinha, Sinhô, Ismael Silva, Aracy de Almeida, Orlando Silva e Zé Keti.

"São homens e mulheres, todos negros, que tiveram a coragem de criar arte, fazer carnaval, e de levar reflexões e felicidade para um Brasil extremamente racista e hostil. Muitas vezes, eles foram perseguidos por isso, evidenciando não só alegrias, mas práticas de exclusão em suas músicas. Já os artistas de hoje vêm para dialogar com essas obras, demonstrando muitas vezes ressonância entre essa produção e as suas próprias, fazem ecoar imagens, sons e a mesma luta nos tempos atuais", disse Ana Paula Rocha.

A exposição Nossas Sensações Não São Nossas é a última vencedora do EDITAL EXPOMIS 2021. Os interessados podem conferir a exposição até o dia 5 de maio no MIS-RJ, localizado à rua Visconde de Maranguape, nº 15, Lapa, no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e o horário de visitas é de segunda à sexta-feira, entre 10h e 17h.

Com informações da Empresa Brasil de Comunicação e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Nacional, Rádio, Rio de Janeiro, Exposição, Nossas Sensações Não São Nossas

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.