Quarta-Feira, 12 de Abril de 2023 @ 13:03
São Paulo – Marca da emissora vai passar pela sua segunda mudança desde 2006, quando a rádio foi lançada em Curitiba
A Rede Massa FM, liderada pela Massa FM 92.9 de São Paulo e Massa FM 97.7 de Curitiba, divulgou a nova estilização de seu logo ao mercado nacional. A nova marca da emissora do formato popular/sertaneja leva os mesmos elementos do logo anterior como o “fone de ouvido” e as cores, que está em vigor desde 2015, quando houve a primeira mudança.
A diretora de Marketing do Grupo Massa, Malu Barreto, explicou a concepção da nova marca da Massa FM. “Esta é a terceira atualização da marca e o novo rebranding traduz muito da personalidade, sendo fundamentais para que a comunicação visual carregue de fato a identidade da rádio e aproximação, amizade e carinho do ouvinte. A identidade foi desenvolvida a partir de diagnósticos estratégicos de mercado e do trabalho de reposicionamento da marca”, ressaltou a executiva.
Segundo informações que foram apuradas pela redação do tudoradio.com, o setor de marketing da rede fez a apresentação da nova marca aos afiliados nesta semana. “Isso abre portas, não só para novas parcerias e novos negócios, mas também para novas possibilidades dentro da Massa FM. A principal mudança é visual, mas todo o conceito por trás disso, traz também uma mudança de atitudes e posicionamento, que são extremamente importantes para uma rádio com a visibilidade e a potência Massa FM. A implantação acontece em fases e, na segunda-feira (10), foi apresentada em primeira mão aos afiliados Massa FM que realizarão a atualização dentro de um período estratégico. O lançamento para o mercado será dia 20 de abril”, enfatizou Malu.
Nova marca da Massa FM / Crédito: Reprodução
A Massa FM surgiu em Curitiba logo nos primeiros dias de 2006. A rádio substituiu a antiga Band FM 97.9, afiliada da rede paulista que teve menos de dois anos de trabalhos no canal na capital paranaense. A chegada da Massa FM já era um processo aguardado pelo mercado de Curitiba na época e também promoveu outra alteração: o canal da concessão que passou abrigar a Massa foi de 97.9 FM para 97.7 FM com a estreia da FM, assim como determinado no plano de distribuição de canais da Anatel na época.
Com isso, houve também a aparição da primeira versão do logotipo da Massa FM, que perdurou até agosto de 2015. Para alcançar a atual marca a Massa FM realizou uma série de estudos de impacto visual, linguagem que visava aproximar o ouvinte com o projeto da rádio, entre outros detalhes relevantes. Agora, a Massa FM apresentação mais uma atualização. “A mudança é mais do que uma atualização do logo. O conjunto dessa nova identidade visual traz o conceito de movimento, adaptabilidade, fluidez, dinamismo, experiência e alcance, sabendo que hoje o rádio vai além do FM, pois estamos presentes e conectados em diferentes plataformas”, frisou Malu Barreto.
Evolução dos logotipos da Massa FM / Produção: tudoradio.com
Chegada em São Paulo
A Massa FM chegou em São Paulo em 25 de setembro de 2019. Desde então, a emissora passou a encabeçar a rede (que atualmente conta com 70 emissoras) juntamente com a Massa FM de Curitiba. Em fevereiro de 2021, a estrutura da rádio foi montada na Avenida Paulista, a partir do famoso edifício Winston Churchill, conhecido por ser sede do Grupo Jovem Pan.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.