Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 13 de Abril de 2023 @ 18:47

MCom concede prazo para entidades regularizarem licenciamento de suas estações

Brasília - Emissoras terão até o dia 31 de dezembro para regularizarem o licenciamento de suas estações

Publicidade

As entidades que prestam serviços de radiodifusão têm até 31 de dezembro de 2023 para regularizarem o licenciamento de suas estações, de acordo com o Ministério das Comunicações (MCom). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) como parte das ações realizadas pela Pasta nos primeiros 100 dias de governo, anunciadas durante o evento Radiodifusor 360 na última segunda-feira (10).

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, alertou que o prazo para obtenção do licenciamento das estações havia se encerrado em 31 de dezembro de 2022, mas que foi estabelecida uma nova data para dar oportunidade às entidades de regularizarem sua situação e evitarem o risco de extinção da outorga.

No entanto, mesmo com a concessão do prazo para regularização, o MCom irá instaurar processos de apuração de infração contra as entidades que não tenham cumprido suas obrigações até o prazo estabelecido. Durante o curso do processo de apuração de infração, as entidades ainda terão a possibilidade de dar andamento ao processo de licenciamento para regularizarem suas operações, sem que a outorga seja extinta.

Vale ressaltar que o prazo de regularização não se aplica às entidades que possuem outorga para a execução do serviço de radiodifusão de sons e imagens ou de retransmissão de televisão em tecnologia analógica. Essas empresas ainda podem solicitar o licenciamento da estação na tecnologia digital.

Além disso, a portaria também determina que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) irá expedir a cobrança do Preço Público pelo Direito de Uso de Radiofrequências (PPDUR) referentes às outorgas das entidades que não possuem autorização de uso de radiofrequência ou cuja data de validade tenha expirado. O prazo para emissão da cobrança é de 120 dias a contar da data da publicação da portaria.

Com informações do MCom

Tags: Rádio, Ministério das Comunicações, Radiodifusão, Licenciamento, Regularização, Entidades, Outorga, Anatel

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.