Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 20 de Abril de 2023 @ 11:21

Rádio MEC chega aos 100 anos em operação no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (20)

Rio de Janeiro - Emissora foi a primeira a entrar no ar oficialmente no Brasil

Publicidade

A Rádio MEC AM 800 do Rio de Janeiro, emissora que pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) completa 100 anos em operação nesta quinta-feira (20). A emissora é considerada a primeira rádio inaugurada oficialmente no Brasil e foi fundada pelo médico, professor e antropólogo Edgar Roquette Pinto, que juntamente com amigos, via na radiodifusão um instrumento para educar e aproximar comunidades isoladas no interior do país.

Segundo informações históricas, Roquette Pinto, juntamente com amigos da Academia de Ciências do Rio de Janeiro fizeram uma rádio chamada Rádio Sociedade PR-AA. A emissora foi inaugurada em 20 de abril de 1923 e os próprios fundadores que atuavam pela rádio.

Em 1936, Roquette Pinto doou a emissora ao Ministério da Educação e Cultura e a rádio seguiu os ideais do fundador executando a programação cultural que seguiu como carro-chefe. A emissora contou também com orquestra sinfônica, de câmara, quintetos, quartetos e trios de variados instrumentos. 

Em 1983 foi inaugurada a rádio MEC FM 98.9 do Rio de Janeiro (atualmente em 99.3 FM) quando a rádio passou a ter jornalismo e esportes. A emissora, doada em 1936 ao Ministério da Educação, é gerida atualmente pela EBC desde 2007 e conta com um acervo de cerca de 50 mil registros e produções, incluindo depoimentos de grandes nomes como Getúlio Vargas, Monteiro Lobato, Cecília Meireles e Manuel Bandeira.

Um evento que será realizado nesta quinta-feira, vai marcar o centenário da emissora no Teatro da Caixa Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro, às 17h. O encontro contará com a exibição do documentário “Memória da Mídia Rádio MEC – A Escola da Rádio” e apresentação musical do grupo Carlos Malta e Pife Muderno.

Rádio Clube do Recife chegou aos 104 anos

Apesar de ser a primeira rádio oficial do Brasil, a mais antiga a entrar no ar no Brasil foi a Rádio Clube AM 720 do Recife. A emissora é a mais antiga ainda em operação no país e que completou 104 anos em operação no início do mês.

O dia 6 de abril de 1919 marca a histórica reunião de um grupo de amadores da telegrafia sem fio que nesta data registrou a fundação oficial da Rádio Clube. Eles se comunicavam por diversão e estavam obstinados a aperfeiçoar as transmissões para levar o “pensamento humano” por meio de redes sem fio.

Liderados por Augusto Joaquim Pereira, tornaram-se precursores do rádio como veículo de comunicação e foram protagonistas de uma revolução. Documentos oficiais e publicações em jornais da época comprovam o vanguardismo.


Imagem: Acervo EBC

Tags: Rádio, Rádio MEC, 100 anos, programação, EBC, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.