Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 07 de Junho de 2023 @ 17:14

Regional FM passa a operar a partir de casarão antigo na capital catarinense

Florianópolis – Nova sede está localizada junto a Praça Getúlio Vargas e tem 106 anos

Publicidade

A Regional FM 106.5 de Florianópolis passou a operar a partir de um casarão histórico na capital catarinense. A nova sede da emissora do formato popular/hits está localizada junto a Praça Getúlio Vargas e tem 106 anos de construção. A nova instalação foi restaurada mantendo a arquitetura secular e servirá para a sede administrativa e estúdios da rádio.

A Regional FM está instalada em um casarão muito antigo, construído em 1919 pelo casal Iraci e Narbal Lopes, sem tombamento, apenas com reflexos provocado por outro imóvel vizinho. A construção foi totalmente restaurada pela emissora e entregue na última segunda-feira (5). O imóvel foi adquirido pelos proprietários da emissora, Luiz Carlos Goedert e sua esposa Aurélia.

A reforma foi entregue à arquiteta Luciana Leite para desenvolver a restauração. O trabalho foi coordenado por Pedro Goedert, da Construtora Maison, que acompanhou desde o novo estrutural interno, que recebeu 28 colunas entre as antigas paredes e que deu sustentação, e segurança para suportar novo telhado e as próprias paredes.

Segundo as informações da emissora, as cimalhas das janelas e o beirado em madeira com cambotas reportando 1919 foram mantidos. Um detalhe abaixo das janelas mostra a manutenção da arquitetura colonial que a fachada do casarão remete à década de 1930. “O retrofit foi completo. Alteramos o layout interno que pareceu caber como uma luva à planta baixa que a Rádio Regional precisava para suas atividades”, afirma a arquiteta Luciana Leite, responsável técnica pela restauração. 

“Iniciamos externamente um trabalho minucioso de mapeamento fotográfico e medida de todas cimalhas e adereços que seriam refeitos do zero por artesãos locais após a recuperação de todo o reboco externo retirado; Ajustamos a proporção e ritmo de esquadrias de anexos feitos posteriores a época para que o casarão retomasse toda volumetria o mais fiel do seu período” afirmou Pedro Goedert, que comandou a operação ao lado de Sandro Goedert e do artesão Itamar José.

O diretor da Regional FM, Luiz Carlos Goedert, foi entusiasta desde o início para não demolir e restaurar com todas as características originais. “Preservar e tombar a arquitetura é um meio de resgate da nossa história, por mais fácil que seja apenas descartar o velho e construir o novo, assumir o árduo e complexo trabalho de restaurar é extremamente gratificante pois é um lindo e sensível chamado à retomar as nossas origens’, destacou. 

Tags: Rádio, Regional FM, sede, casarão, Florianópolis, Santa Catarina

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.