Quarta-Feira, 26 de Julho de 2023 @ 21:39
Presidente Prudente - Profissional atuava nas áreas técnicas e artísticas da 98 FM e da Band FM. AESP emite nota
Rui Rodrigues Leal Filho, conhecido como Rui Filho, um dos principais comunicadores de rádio do interior paulista, faleceu aos 51 anos. Após um período de internação de 16 dias devido a um infarto e complicações subsequentes, o radialista que era conhecido por sua voz marcante, deixa um legado no rádio de Presidente Prudente, onde atuava.
Segundo o Portal Prudentino, Rui Filho esteve à frente de diferentes horários na 98 FM 98.1 antes de apresentar o programa "Manhã Show" na Band FM 97,1. Como diretor artístico da emissora, ele era responsável pela manutenção técnica do grupo de radiodifusão, que inclui a 98 FM. Filho também participou de grandes eventos do setor, estando inclusive presente no NAB Show, em Las Vegas, a maior feira de radiodifusão do mundo, aperfeiçoando suas iniciativas para o grupo prudentino.
A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) emitiu uma nota lamentando o falecimento de Rui Filho, destacando seu legado de 25 anos nas emissoras 98 FM e Band FM em Presidente Prudente, onde se destacou principalmente pela sua habilidade e dedicação na resolução de questões técnicas do grupo.
A AESP destacou em sua nota a competência de Rui em conduzir alterações técnicas nas estações e realizar ações de vistoria dos sistemas, monitorando as intensidades de sinal com extrema precisão e cuidado.
Rui Filho estava presente em vários momentos significativos da radiodifusão paulista. Em 16 de abril deste ano, ele foi uma das personalidades que prestigiaram o Evento AESP SET na NAB 2023, onde a radiodifusão brasileira promoveu a integração com as autoridades do Ministério das Comunicações e ANATEL.
Além disso, Rui acompanhou o processo de licenciamento da 98 FM para a nova classe de operação em abril de 2023, repetindo seu papel em várias outras situações, como a que ocorreu na Band FM em 2012.
Em sua nota, a AESP prestou uma homenagem à atuação precisa de Rui Filho e seu zelo pelo cumprimento da legislação técnica aplicada à radiodifusão. "Entristecidos, nos despedimos do leal amigo e companheiro Rui", disse a entidade em sua nota de luto.
A AESP também estendeu suas condolências à família de Rui Filho e à família Coquemala, com a qual Rui manteve uma estreita relação profissional por muitos anos. A perda de Rui Filho marca uma significativa perda para a radiodifusão paulista e brasileira.
Registro de Rui Filho, em visita ao NAB Show 2023
Com informações da AESP, Portal Prudentino e da 98 FM