Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2023 @ 11:09
São Paulo – Equipamento é o mesmo que está sendo utilizado pela Educadora FM de Campinas e já está em funcionamento. Ouvintes relatam melhora na cobertura da 92.9 FM
A Massa FM 92.9 de São Paulo reformulou seu parque de transmissão na capital paulista e passou a operar com um novo transmissor. A emissora do formato popular/sertanejo está utilizando um Rohde & Schwarz GmbH & Co.KG THR9, equipamento de fabricação alemã e que tem ampliado a sua presença no Brasil. Segundo relatos de ouvintes consultados pelo tudoradio.com, já é perceptível a melhora da cobertura da 92.9 FM na capital e na região metropolitana.
O novo equipamento passou a ser operacionalizado recentemente. Na semana passada, alguns membros do Grupo Massa visitaram o sistema de transmissão da emissora, que fica na Av. Paulista de onde é distribuído o sinal para 49 cidades da Grande São Paulo. Trata-se de uma reformulação do antigo sistema da 92.9 FM, que já é uma estação de classe especial (alta potência). Desde que assumiu o canal, em setembro de 2019, a Massa FM tem feito uma série de melhorias técnicas.
A caravana contou com a presença de diretores e técnicos da Rede Massa FM. Estavam presentes Emanuel Peruzzo (Diretor Massa FM), José Eduardo Voichcoski (Guga) (Diretor de Tecnologia do Grupo Massa) e Charlys Francis (Coordenador Técnico de rádios). Segundo informações da Anatel, o novo transmissor pode operar com capacidade máxima, de 40.000 watts.
Na outra cabeça da Rede Massa FM, na estação de Curitiba, a marca também conta com um parque irradiante atualizado. A Massa FM 97.7 opera com um transmissor GatesAir HPX 40, com potência operacional de 40.000 watts. Recentemente a FM foi da classe A1 para E3, ficando na mesma categoria da 92.9 FM de São Paulo.
Em julho, o tudoradio.com noticiou que a Educadora FM 91.7 substituiu o seu tradicional transmissor Harris HT35, de 35kw, para operar com o equipamento semelhante, que hoje considerado um dos melhores transmissores do mundo. No caso da FM campineira, a 91.7 FM está atuando com 20.000 watts, mas após uma aguardada mudança de classe operacional, a estação também deve ir para 40.000 watts no transmissor.
Diretores e técnicos do Grupo Massa / divulgação
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.