Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Dezembro de 2023 @ 17:17

Anatel abre consulta pública para vários serviços de radiodifusão

Brasília – Publicação também conta com consultas sobre migração AM-FM em várias cidades

Publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu consulta pública para diversos canais de FM. Para este serviço, estão destinadas frequências para migração AM-FM, Ondas Curtas (OC) e Tropicais (OT), além de novas estações em várias cidades brasileiras. A consulta também visa receber sugestões para os 7 primeiros canais de eFM que ficarão disponíveis caso as emissoras optem pela migração para cidades de São Paulo.

No estado paulista, o Ministério das Comunicações (MCom) abriu automaticamente processos de migração no SEI para todas as 91 rádios OT ou OC do país. Caso a emissora tenha interesse, é dado continuidade. Lembrando que todas as migrantes operarão na classe C (300 w) e, obrigatoriamente, no eFM, mesmo que haja espaço no dial convencional. As emissoras têm até 6 meses para manifestar interesse, contados da data de publicação do decreto.

As frequências que estão em consulta são:
Cachoeira Paulista (76.,3 FM) - Fundação João Paulo II 
Campinas (76.5 FM) - Rádio Brasil Campinas
São Paulo (76.5 FM, 76.9 FM, 77.3 FM, 78.5 FM e 82.9 FM). 


São Paulo tem cinco frequências em análise - Foto: Depositphotos

No caso dessas cinco frequências da cidade de São Paulo, não se sabe ainda qual frequência ficaria para cada emissora que tem a concessão de OC ou OT vigentes. O Brasil tem, ao todo, 91 canais vigentes em OT e OC, contudo, aproximadamente, apenas 15 deles estão em operação.

As propostas de inclusão e de alteração de canais em Planos Básicos visam avaliar a viabilidade técnica de canais de radiodifusão, que, ou já foram outorgados, ou serão objeto de novas outorgas a serem realizadas pelo Ministério das Comunicações. Consequentemente, o que se pretende com esta Consulta Pública é simplesmente verificar se as alterações propostas provocam interferência em canais de outros prestadores de serviço, que, nesse caso, devem se manifestar.

As contribuições e sugestões fundamentadas e devidamente identificadas devem ser encaminhadas por meio do formulário eletrônico do Sistema Interativo Participa, de Consulta Pública, indicado no parágrafo anterior, relativo a esta Consulta Pública, até às 23 horas e 59 minutos do décimo dia da publicação do seu extrato no Diário Oficial da União.

Para ver todos os canais em análise basta clicar aqui.

Colaboração de Maurício Viel

Tags: Rádio, consulta pública, Anatel, MCom, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.