Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 28 de Dezembro de 2009 @ 07:54

Curiosidade: Canais próximos causam interferências no interior do Paraná

 Maringá – Novas concessões causaram conflitos de sinal em algumas cidades do interior do Paraná

Publicidade

 As concessões de rádio comercial liberadas nos últimos anos movimentaram o mercado radiofônico do interior do Paraná. Novas oportunidades de negócio em mídia surgiram em cidades com cerca de 13 mil habitantes, porém no ponto de vista técnico congestionaram o espectro radiofônico de vários municípios. 

 
A “culpa” não é dessas emissoras que tem o direito de operarem, assim como essas praças precisam de FMs comerciais, porém existem muitas estações próximas em freqüências, enquanto outras faixas são verdadeiros vazios. A organização das frequências é realizada pela Anatel, que também leva em consideração os demais serviços de radiofrequência. 
 
No caso da região entre Campo Mourão e Ivaiporã, muitas FMs de longo alcance estão próximas uma das outras. O melhor exemplo é da Musical FM 100.9, rádio potente de Campo Mourão que fica “espremida” em algumas cidades pelas presenças das rádios Ivaiporã FM 100.7 e Vale FM 101.1 (São João do Ivaí).  
 
A Vale é nova na região e também impede um avanço mais claro da Jovem Pan 2 FM 101.3 de Maringá em vários municípios nos arredores de São João do Ivaí. A situação é praticamente a mesma entre as rádios Pé Vermelho FM 100.3 de Barboza Ferraz e a Louvor Eterno FM 100.5 de Mandaguari. A história também se repete entre as FMs Terra FM 94.7 de Campo Mourão e Panorama FM 94.9 de Moreira Sales.
 
A topografia da região e a boa estrutura técnica da maioria das FMs do interior do Paraná auxilia a propagação desses sinais, aumentando as opções no dial, mas congestionando o espectro. 
 
Vale a pena conferir as listagens do Norte do Paraná. Clique aqui e saiba mais.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.