Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Domingo, 17 de Dezembro de 2006 @ 12:30

Curiosidade: Franquias de TVs pagas podem revitalizar o rádio

São Paulo - Confira um artigo opinativo sobre as possíveis mudanças que o FM paulistano poderá sofrer em 2007. Multishow e MTV poderáo operar no dial FM de São Paulo no ano que vem
Publicidade
Coluna de Rodney Brocanelli, publicado no site da Revista Laboratório Pop, enviada para o Tudo Rádio.com pelo próprio colunista. Confira o texto referente sobre as possíveis mudanças que o rádio paulistano poderá sofrer em 2007 com a chegada da MTV e da Multishow no FM de São Paulo.

"O rádio brasileiro parece viver mais uma virada de página em sua história. O meio andou em baixa até bem pouco tempo, mas a movimentação dos últimos meses poderá trazer mais fôlego. E por mais incrível que pareça, ela vem da televisão. Pelo menos duas grandes emissoras pagas trabalham a todo vapor para colocar no ar o que podemos chamar de "franquias". Numa explicação simplista, não se trata de uma simples reprodução da prgramação da tv no rádio. Seria como que se fosse um empréstimo de marcas já consagradas a fim de se criar uma programação própria para o veículo.

Essa movimentação começou com a Band News, canal de notícias do Grupo Bandeirantes, que deu origem a uma rede de rádio-notícia no FM em 2005. E agora, a MTV e o Multishow, coincidentemente dois canais de música, divulgaram recentemente seus planos para o rádio.

Vale destacar outros dois projetos nessa linha: no final de 1995, a ESPN Brasil quase acertou com a Rádio Capital para uma parceria em transmissões esportivas. E no ano seguinte, a 89 FM, agora em nova fase, chegou a negociar uma associação com a Play TV (antiga Rede 21). E quase que a Brasil 2000 FM, de São Paulo, virou Rádio Band Sports. Mesmo que essas negociações não tenham avançado, essa tendência de estabelecer braços radiofônicos de canais televisivos a cabo é muito forte e parece ser algo que vai movimentar o meio nos próximos anos.

Uma situação completamente diferente da vivida no começo da década de 90, quando o processo de "satelização" das emissoras de rádio parecia ser a última grande novidade do setor, com o surgimento de grandes redes, como Jovem Pan, Transamérica, Bandeirantes, entre outras.

Ao mesmo passo em que ocorria esse processo de fagocitose, as freqüências de rádio também despertaram o interesse de igrejas protestantes, que passaram a comprar ou arrendar concessões de emissoras com dificuldades financeiras. Vale recordar o caso emblemático da antiga Rádio Musical FM, também de São Paulo. Sucesso de público e conhecida como a rádio MPB, hoje ela dedica 100% de sua programação às pregações religiosas.

Ainda não é possível medir o panorama com a entrada das "franquias" de TVs por cabo. Tomara que elas tragam uma grande renovação estética e não perpetuem o mais do mesmo. A perspectiva parece ser boa, isso se levarmos em consideração o background das empresas que estão por trás tanto da MTV, como do Multishow."


Fonte: http://laboratoriopop.uol.com.br/pagina.php?abrir=texto_colunista.php&idcolunista=%2016&idcoluna=2532


Por Rodney Brocanelli - 17/12/2006
[email protected]


Confira as notícias públicadas no Tudo Rádio.com referente ao assunto acima:

09.12 - Multishow terá emissora de rádio no Rio e em São Paulo

08.12 - Rádio MTV poderá estrear em janeiro

Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.