Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 04 de Maio de 2024 @ 12:09

Portal tudoradio.com destaca cobertura especial das chuvas no Rio Grande do Sul e ressalta engajamento das rádios locais

Porto Alegre – Radionauta pode acompanhar programação das emissoras gaúchas por meio do agregador destacado na home do portal

Publicidade

As recentes e intensas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul têm causado estragos significativos e desencadeado uma ampla resposta das emissoras de rádio locais. Em um esforço coordenado para oferecer cobertura contínua e apoio à comunidade, diversas estações modificaram suas programações regulares, concentrando-se nas necessidades emergentes da população afetada. O portal tudoradio.com vem destacando o trabalho das rádios gaúchas na cobertura do evento climático e disponibilizou uma seção onde é possível acessar os players de todas as rádios do estado que disponibilizam acesso à internet.

Ouça ao vivo a cobertura das rádios de jornalismo sobre as chuvas e enchentes no RS. Clique aqui

Destacando-se neste cenário, o Grupo Bandeirantes de Comunicação lançou a campanha "Band Abraça o Rio Grande do Sul" em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). A iniciativa visa arrecadar doações para as vítimas das enchentes, sendo amplamente divulgada através dos 43 canais de televisão e 149 emissoras de rádio do grupo, com a inclusão de um QR code para facilitar as contribuições. Jornalistas como Felipe Vieira, Joana Treptow e Douglas Santucci estão entre os mais de 30 profissionais dedicados a esta cobertura. A programação da emissora também está voltada para levar informações aos ouvintes gaúchos sobre as chuvas no estado.

O portal tudoradio.com ressalta, também, a ação das rádios gaúchas, que têm sido fundamentais na transmissão de informações e orientações essenciais durante este período crítico. Entre as emissoras afetadas diretamente pelas chuvas, a Rádio Universidade AM 1080, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi uma das primeiras a sofrer com a inundação de suas instalações, levando a uma transmissão exclusiva via internet após o alagamento de sua área de transmissores.

Veja também:
> Grupo Bandeirantes inicia campanha solidária no RS e lança nova programação da Rádio Bandeirantes em Porto Alegre
> Rádios de Porto Alegre alteram programações e mobilizam campanhas de solidariedade em resposta às enchentes no RS
> Emissoras de rádio seguem mobilizadas na cobertura dos fortes temporais no Rio Grande do Sul

Outra emissora que está enfrentando problemas com a transmissão devido às inundações e a Rádio Guaíba FM 101.3 de Porto Alegre. Em um comunicado divulgado na madrugada deste sábado, a emissora anunciou que deixou de transmitir sua programação devido ao perigo iminente de inundação de sua sede, que fica no centro da capital gaúcha, local que está sob risco segundo orientação da Defesa Civil. A programação voltará a ser transmitida diretamente da sede da Record TV.

Já a Rádio Gaúcha FM 93.7 de Porto Alegre, ajustou sua grade para priorizar a cobertura do desastre, com repórteres atuando diretamente das regiões mais críticas. A emissora controlada pelo Grupo RBS terá programação especial neste fim de semana com atenção total aos reflexos da chuva no Estado. Por isso, durante toda a programação, os apresentadores e repórteres estarão focados em trazer serviço e orientações aos ouvintes. Além disso, a rádio vai transmitir um programa exclusivo para trazer as principais informações sobre as regiões mais atingidas.


Ruas de Porto Alegre foram tomadas pela água - Foto: Gilva Rocha/Agência Brasil

Com o objetivo de informar e prestar serviços à população no interior do estado, diversas emissoras de rádio seguem mobilizadas com plantão sobre as condições adversas do tempo em cidades afetadas. O grupo RS COM, por exemplo, está com repórteres espalhados por diversos pontos. Os profissionais estão entrando ao vivo na programação das emissoras para informar e fazer a ponte entre defesa civil, prefeituras e ouvintes. A cobertura também se estende ao digital, através do portal Leouve.

Outro município fortemente atingido pelos temporais é Lajeado (RS). O rio Taquari, que passa por lá bateu recorde de cheia e passou de 30 metros, atingindo o maior nível da história. As emissoras de rádio da cidade também estão em plantão sobre a calamidade das chuvas no estado. Destaque para as coberturas especiais e ininterruptas das emissoras Independente FM 91.7 e Rádio A Hora FM 102.9.

Além do foco na emergência, a solidariedade também se manifesta através de iniciativas como a campanha "Chuva de Solidariedade" da Rádio Marconi FM 99.9 de Urussanga (SC), que convoca a comunidade a doar roupas, alimentos e produtos de higiene.

O Ministério das Comunicações também isentou as emissoras gaúchas de transmitir o programa "A Voz do Brasil", permitindo que mantenham sua atenção voltada à crise.

Este conjunto de ações reflete o papel vital que o rádio desempenha em situações de calamidade, não apenas como meio de comunicação, mas como um pilar de apoio e solidariedade para com as comunidades impactadas.

O portal tudoradio.com se solidariza com todo o povo gaúcho e abre seu espaço para emissoras de rádio divulgarem suas campanhas de arrecadação de mantimento.

Tags: Rádio, chuvas, Rio Grande do Sul, portal tudoradio.com, Porto Alegre, cobertura, jornalismo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
Tudo Rádio - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.