Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024 @ 12:46

Brasil perde dois ícones da comunicação esportiva: morrem Silvio Luiz e Antero Greco

São Paulo – Os renomados profissionais faleceram na manhã desta quinta-feira (16), deixando um legado imensurável no jornalismo esportivo brasileiro

Publicidade

O Brasil está de luto pela perda de dois gigantes da comunicação esportiva. Faleceram nesta quinta-feira (16) Silvio Luiz, aos 89 anos, e Antero Greco, aos 69 anos. Silvio Luiz, famoso narrador esportivo, estava internado desde o dia 8 de maio no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, após sofrer um AVC durante a transmissão da final do Campeonato Paulista. Antero Greco, um dos maiores ícones da ESPN, lutava há quase dois anos contra um tumor no cérebro e faleceu serenamente em casa. Ambos os profissionais deixaram um legado imenso no jornalismo esportivo brasileiro. Nesta quarta-feira (15), o tudoradio.com também noticiou o falecimento de Washington Rodrigues, o Apolinho, no Rio de Janeiro.

Silvio Luiz, contratado da TV Record, liderava a equipe de transmissões das plataformas digitais da emissora desde 2022. Ele estava em coma induzido, intubado e impossibilitado de fazer hemodiálise devido à fragilidade decorrente da idade e de problemas renais. 

Nascido em 14 de julho de 1934, Sylvio Luiz Perez Machado de Sousa, nome de batismo de Silvio Luiz, começou sua carreira em 1952 em radionovelas. Em sua trajetória como narrador esportivos, Silvio Luiz teve passagens por rádios de São Paulo, como a Rádio Record AM 1000, Rádio Bandeirantes AM 840, Jovem Pan AM 620, Transamérica FM 100.1, além de emissoras de TV, como RedeTV, Bandsports, TV Band, SBT e TV Record. 

Silvio também atuou como árbitro de futebol e participou de novelas, consolidando-se como um dos mais versáteis profissionais do meio. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo cinco Troféus Imprensa como melhor narrador esportivo, o Troféu Comunique-se e o Prêmio Aceesp.


Silvio Luiz - Foto: Divulgação

Antero Greco

Antero Greco, um dos mais respeitados jornalistas esportivos do Brasil, era conhecido por sua contribuição à ESPN, onde ajudou a alavancar o programa SportsCenter. Mesmo durante seu tratamento contra um tumor no cérebro, Antero manteve-se ativo, participando das transmissões de casa ou do estúdio. A família comunicou sua morte com pesar, informando que a despedida ocorrerá no Cemitério do Redentor, em São Paulo, hoje, a partir das 12h, com enterro marcado para as 16h.

A perda desses dois ícones da comunicação esportiva é um golpe duro para o jornalismo brasileiro, que vê desaparecer duas figuras que marcaram gerações com seu talento, dedicação e paixão pelo esporte. Silvio Luiz e Antero Greco deixaram um legado inesquecível, inspirando futuros profissionais e sendo lembrados por suas inestimáveis contribuições ao esporte e à comunicação no Brasil.


Antero Greco - Foto: ESPN

Comoção

Associações de jornalismo e de radiodifusão, além de clubes de futebol, manifestaram pesar pelas mortes dos profissionais. Entre as associações, a ABERT emitiu nota de pesar pelos falecimentos de Silvio Luiz, Antero Greco e Apolinho. Veja abaixo:

"NOTA DE PESAR - SILVIO LUIZ, APOLINHO E ANTERO GRECO

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lamenta, com profundo pesar, a morte de três grandes comunicadores que marcaram a história do rádio e da televisão do país: o locutor esportivo Silvio Luiz, o jornalista esportivo e comentarista Washington Rodrigues, o Apolinho, e o apresentador Antero Greco.

Cada um deles deixou bordões e estilos próprios que conquistaram o público brasileiro, uma legião de admiradores nas várias emissoras por onde passaram.

Silvio Luiz, Apolinho e Antero Greco deixam uma enorme lacuna na história da comunicação do país.

Neste momento de luto para a radiodifusão brasileira, a ABERT presta solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Silvio Luiz, Apolinho e Antero Greco.

A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3,2 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas."

Tags: Rádio, luto, jornalismo esportivo, Antero Greco, Silvio Luiz, são Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
Tudo Rádio - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.