Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 29 de Maio de 2024 @ 19:11

6º Simpósio Nacional de Rádio tem debates sobre inovação e desafios na comunicação pública

Brasília – Evento teve início na última segunda-feira (27) na Câmara dos Deputados

Publicidade

A Câmara dos Deputados encerrou nesta quarta-feira (29), o 6º Simpósio Nacional de Rádio, evento que reuniu profissionais do setor, pesquisadores e estudantes para discutir os rumos e desafios do rádio no Brasil. Durante três dias, o encontro promoveu debates sobre a relação do rádio com a internet e a televisão, a importância do formato podcast e as dificuldades enfrentadas pelas rádios públicas.

A professora Debora Lopez, da Universidade Federal de Ouro Preto, destacou o aprofundamento das pesquisas sobre rádio nas universidades, enfatizando a interatividade do veículo com os ouvintes e seu papel social, especialmente nas emissoras legislativas. Segundo ela, o baixo investimento em recursos e infraestrutura é um dos principais obstáculos enfrentados pelas rádios públicas atualmente.

O secretário de Comunicação Social da Câmara, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), ressaltou na abertura do simpósio, na última segunda-feira (27), a importância do rádio para a difusão da história do Brasil e a promoção da pluralidade de vozes. “Temos que continuar valorizando, cada vez mais, a comunicação imparcial, transparente e interativa que acontece todos os dias na Rádio Câmara”, afirmou Tatto.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o simpósio acontece a cada dois anos. Em 2024, a Câmara dos Deputados sediou os debates em homenagem aos 25 anos da Rádio Câmara, com apoio da Universidade de Brasília (UnB), da Rádio França Internacional e do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor).

Ana Raquel Macedo, diretora da Rádio Câmara, destacou a riqueza da troca de informações entre pesquisadores e profissionais da comunicação pública. Já Mariana Barros Barreiras, diretora do Cefor, enfatizou o esforço da Rádio Câmara em traduzir a complexidade dos debates parlamentares em linguagem acessível.

Dione Moura, diretora da Faculdade de Comunicação da UnB, reforçou o compromisso da universidade com a comunicação pública, a diversidade, o jornalismo profissional e o combate à desinformação. Cléber Queiroz Machado, diretor executivo de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara, apontou a importância do simpósio para a interação dos diversos operadores da comunicação pública e o fortalecimento de iniciativas como a Rede Legislativa de Rádio e Televisão.


Simpósio foi realizado na Câmara dos Deputados - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Elcio Ramalho, editor-chefe da redação brasileira da Rádio França Internacional (RFI), destacou o papel fundamental do rádio na garantia da pluralidade de vozes e da qualidade da informação. A inteligência artificial no rádio e o fenômeno do podcasting foram temas centrais dos debates durante o simpósio, refletindo as novas tendências e desafios do setor.

Rádio Senado

O fortalecimento dessa pluralidade de visões está prevista no Manual de Comunicação do Senado. Segundo Celso Cavalcanti, a Rádio Senado busca ampliá-la por meio de programas e reportagens especiais, muitas delas com foco em temas e grupos que têm pouco espaço na mídia tradicional. A emissora está presente em Brasília e em mais 17 capitais.

EBC

Ligada ao poder Executivo, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) presta serviços de comunicação governamental e também de comunicação pública, que está em fase de expansão. A Rede Nacional Pública de Rádio já conta 91 parceiras, presentes em todas as regiões do País.

A diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, explicou a estratégia de expansão. “Acho que o grande desafio da EBC hoje, em termos de rádio, é a expansão territorial para que a gente consiga efetivamente levar a comunicação pública para todo território nacional. Desde o início do ano passado, a gente tem investido em um movimento grande de expansão, em parcerias com instituições públicas que possam ser essa presença da comunicação pública lá na ponta”, detalhou Maíra.

Há perspectiva de novas estações em 122 municípios de 23 estados por meio de parcerias com 67 universidades públicas e institutos federais. Também há estratégias de “central de compras” para facilitar a aquisição de equipamentos para as futuras parceiras.

Com informações da Agência Câmara de Notícias


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, simpósio, Rádio Câmara, Rádio Senado, EBC, Brasília, reunião

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.