Quarta-Feira, 04 de Setembro de 2024 @ 13:23
Campinas – Emissora foi inaugurada em 1978 e desde a década de 90 é considerada pelo mercado uma das referências no formato jovem
A Educadora FM 91.7 de Campinas (SP), uma das mais importantes estações de rádio voltada ao formato jovem/pop no interior do estado de São Paulo está fazendo aniversário. A FM alcança nesta quarta-feira (4) a marca de 46 anos de trabalhos ininterruptos no mercado campineiro, local que costuma colocar a 91.7 FM entre as líderes de audiência segundo medições realizadas pelo Kantar Ibope Media.
Em seu formato de programação e público a Educadora FM é líder isolada desde a década de 90, além de também ocupar o topo do ranking de audiência em muitas oportunidades. A FM também é reconhecida por seu porte técnico, pela sua intensa movimentação promocional e trabalhos voltados à internet. Durante todo o dia, a rádio contou com diversas ações nas redes sociais e participações de ouvintes.
Em julho passado, a emissora substituiu o seu tradicional transmissor Harris HT35, de 35kw, para operar com o equipamento alemão Rohde & Schwarz GmbH & Co.KG THR9. O equipamento é considerado, atualmente, um dos melhores transmissores do mundo, com a finalidade inicial de ampliar a sua eficiência operacional no interior paulista.
Fundada em 4 de setembro de 1978, a emissora campineira sempre foi reconhecida pela sua influência no mercado de rádio do interior paulista. A estação é operada pelo Band Rádios e durante muitos anos chegou a ostentar o título de única FM do formato jovem/pop a liderar o ranking de audiência de uma metrópole brasileira, afirmação com base nos principais períodos da medição realizada pelo Kantar Ibope Media até 2015. A 91.7 FM também é reconhecida pela sua intensa movimentação promocional e trabalhos voltados à internet.
Com 46 anos, a Educadora FM teve o público jovem como seu principal alvo durante boa parte de sua trajetória. Nos primeiros 10 anos de seus trabalhos a FM chegou a ter uma programação popular. Alguns programas que estão atualmente na grade da Educadora possuem mais de dez anos de trabalhos ininterruptos.
Desde a década de 90 a rádio apresentou poucas variações em seu perfil e linha artística, diferentemente da marca e da área técnica da FM. Nos últimos anos houve uma intensificação na divulgação da marca da rádio nas ruas de Campinas, além de ações voltadas ao mercado publicitário. A emissora mantém presença em eventos importantes da região e também expõe a sua marca em cinemas, outdoors e nas ruas da cidade.
A parte técnica da rádio também chama a atenção do mercado de rádio. Essa posição de destaque foi iniciada em 1997 com o início das operações de seu atual sistema irradiante, ampliando a sua área de cobertura para uma região cuja população atingida supera a marca de 8 milhões de habitantes. A FM campineira é uma das rádios em FM mais abrangentes do país, com relatos que comprovam a sintonia da Educadora em localidades distantes, como as regiões de Ribeirão Preto, Centro Paulista, Vale do Ribeira, nordeste do Paraná e sul de Minas Gerais. A FM também já foi captada nos litorais do Paraná e Santa Catarina (propagação atípica de sinal).
A Educadora FM é uma marca do Band Rádios, responsável também pelas rádios Bandeirantes AM 1170, Nativa FM 89.3 e Band FM 106.7, todas com estúdios sediados em Campinas.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.