Segunda-Feira, 06 de Janeiro de 2025 @ 13:10
Campinas - Projeto é especializado em música sertaneja raiz e é originado da Terra FM de Campinas
Nos últimos dias, os ouvintes de rádio da região de Campinas e do Circuito das Águas perceberam no ar a emissora Rádio Relva FM 105.7, cuja transmissão parte da cidade turística de Águas de Lindóia. O projeto, que é especializado em música sertaneja raiz, tem como origem a equipe a gestão que atuou pela Rádio Terra FM 96.5 de Campinas até o final do ano passado. De acordo com o Mapa da Atualização do tudoradio.com, a mudança para Rádio Relva aconteceu no último dia 3.
A 105.7 FM é uma emissora de cobertura regional de sinal que passou por ampliação técnica a partir do segundo semestre de 2024. Anteriormente em 98.5 FM e como a religiosa/gospel Essência FM, a estação de Águas de Lindóia teve seu canal alterado para 105.7 FM e se identificava como Star FM, ligado ao nome da sua razão social. Após a virada de ano, a estação passou a se identificar como Rádio Relva FM, com o slogan “A Voz do Sertanejo Raiz”, utilizando a mesma linha e equipe que atuou na 96.5 FM até o final do ano passado.
Já a 96.5 FM voltou a operar como Top FM, conforme noticiado pelo tudoradio.com. A operação com o projeto anterior da Rádio Terra FM, que não tinha ligação artística com as demais emissoras do mesmo nome que são operadas pela Rede Mundial, operou de forma ininterrupta de 2022 até dezembro do ano passado. Até o fechamento desta matéria, a 96.5 FM estava muda, após em alguns momentos ter seguido a programação da Top FM 104.1 de São Paulo (popular/sertaneja).
A 105.7 FM tem boa cobertura de sinal entre a Baixa Mogiana e o Circuito das Águas, além de também atingir parcialmente as regiões de Limeira e Rio Claro. Também é captada de forma parcial na Grande Campinas, mas seu sinal é limitado pela presença da Conecta FM 105.5 (adulto-contemporâneo).
Reprodução / Facebook
Mais mudanças na região
Além da Rádio Relva e da Top FM, dezembro também foi de outras alterações na região, em especial na área que tem Mogi Guaçu como pólo. Por lá, no último dia 26, de acordo com o Mapa da Atualização do tudoradio.com, a 100.9 FM deixou de operar como Ótima FM (popular/hits) e assumiu uma grade provisória de formato adulto-contemporâneo, cujo projeto definitivo deverá ser anunciado nos próximos dias.
Antes, a região acompanhou o surgimento da Origem FM 88.1 (popular/sertaneja), que substituiu a Clube FM no mercado de Mogi Guaçu, na emissora controlada pela Rede Conecta / Grupo Mandic. E também no mesmo mês, a Rádio Caipirona FM 102.1 passou a atuar em seu novo canal, emissora que antes estava em 102.7 FM. Essas duas rádios transmitem a partir de Espírito Santo do Pinhal e suas movimentações foram registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.