Tudo Rádio
ÚLTIMAS DA
REDAÇÃO
NotíciaCarlos Massaro

Em comemoração ao Dia Mundial do Rádio, Ecad divulga músicas que lideram execuções em rádios brasileiras na última década

Em comemoração ao Dia Mundial do Rádio, Ecad divulga músicas que lideram execuções em rádios brasileiras na última década

São Paulo - Músicas internacionais lideram execuções em rádios brasileiras, aponta Ecad


No Dia Mundial do Rádio, comemorado nesta terça-feira (13), um levantamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) revelou que, nos últimos 10 anos, as músicas internacionais predominaram nas rádios com programação musical em todas as regiões do Brasil. O estudo considerou apenas emissoras adimplentes, ou seja, aquelas que pagam regularmente os direitos autorais.

adstexto

As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste demonstraram maior influência de gêneros como pop, eletrônico e R&B. Entre as canções mais tocadas, destacam-se "Shape of You" (Ed Sheeran), "Piece of Your Heart" (Meduza & Goodboys) e "Get Lucky" (Daft Punk, Pharrell Williams e Nile Rodgers). 

Apesar da predominância internacional, músicas brasileiras também conquistaram espaço, principalmente nos gêneros sertanejo, MPB e pop nacional. Canções como "Medo Bobo", "Jenifer" e "Erro Gostoso" figuraram no top 20 das regiões Centro-Oeste e Nordeste.

A única região onde uma música nacional liderou o ranking foi o Nordeste, com "Flores em Vida", de Vanessa da Mata, Felipe Duram, Alberto Araújo e Ben Harper. O levantamento também apontou a proporção de autores nacionais e internacionais nas músicas mais tocadas. O Sudeste apresentou a maior presença de autores estrangeiros (80%), enquanto o Nordeste teve a distribuição mais equilibrada, com 55% de composições internacionais e 45% nacionais.

A superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, ressaltou a relevância do rádio no consumo de música e informação no Brasil, mas alertou para a necessidade de ampliar a arrecadação de direitos autorais no setor. “Nos últimos anos, o segmento de rádio tem sido um dos principais na distribuição dos direitos autorais de compositores e artistas. Mas ainda precisamos melhorar a arrecadação e conscientizar emissoras que não realizam o licenciamento com regularidade”, afirmou.

Criado pela UNESCO em 2011, o Dia Mundial do Rádio homenageia a primeira transmissão da United Nations Radio, em 1946. O estudo do Ecad reforça a importância do setor e a necessidade de incentivar a regularização do licenciamento musical no país.

Compartilhar:
Carlos Massaro

Carlos Massaro

  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn
  • Leia também