Segunda-Feira, 07 de Abril de 2025 @ 06:44
Las Vegas (EUA) - Receita digital já representa 23,7% do faturamento das rádios nos EUA, impulsionando a necessidade de venda simplificada.
Durante a NAB Show 2025, evento que segue até o próximo dia 9 em Las Vegas (EUA), foram apresentados dados que reforçam o avanço da receita digital gerada pelas emissoras de rádio norte-americanas. Segundo levantamento da Borrell Associates, apresentado por Gordon Borrel, o setor movimentou US$ 2,1 bilhões em 2024, o que representa um crescimento de 10,2% em relação ao ano anterior. Para 2025, a previsão é de que esse valor chegue a US$ 2,3 bilhões. O tudoradio.com cobre o NAB Show 2025 direto dos EUA, com os apoios da AMIRT, BRLogic e da ASSERPE.
Com esse desempenho, a receita digital já representa 23,7% de todo o faturamento publicitário das estações, evidenciando a consolidação das plataformas online na estratégia das emissoras. Atualmente, 28% dos anunciantes que compram mídia em rádio também investem em formatos digitais. Além disso, 58% dos anunciantes adquiriram novos produtos digitais em 2024, sendo que todos os incrementos acompanharam a expansão da oferta por parte das próprias rádios — com destaque para o crescimento em social media e vídeo digital.
Entre as principais fontes de receita digital para o rádio estão os banners segmentados e extensões de audiência (27%), seguidos por vídeo digital (15%) e spots de áudio em streaming (14%). Os formatos em vídeo e áudio sob demanda reforçam a importância do streaming como pilar das operações atuais das emissoras.
O evento também destacou a percepção dos anunciantes sobre os profissionais de vendas do setor. Os vendedores de rádio foram considerados os mais experientes em marketing (36%) e aparecem na vice-liderança em expertise digital (19%), ficando atrás apenas dos profissionais de televisão (21%).
Apesar do bom desempenho, executivos do setor reforçaram durante a NAB Show a necessidade de ampliar a capacitação das equipes de vendas com foco em produtos digitais. A criação de times especializados e a realização de treinamentos mais frequentes foram apontadas como medidas importantes para aumentar o desempenho comercial das emissoras.
O estudo ainda indica que grupos com entre 151 e 300 estações se destacam na geração de receita digital, com uma média de participação entre 6,5% e 7,9% do mercado local. Alguns clusters mais eficientes captaram mais de 26% do potencial digital de suas regiões.
Mesmo com a tendência de queda na receita publicitária tradicional, o avanço contínuo do digital tem sido essencial para sustentar a receita líquida das rádios. O cenário apresentado na NAB Show 2025 confirma que a transformação digital já é uma realidade consolidada no rádio norte-americano.
O painel que apresentou os dados da Borrell Associates contou com nomes de destaque do setor. A sessão foi moderada por Mike Hulvey, presidente e CEO da RAB, e teve a participação de Gordon Borrell (CEO da Borrell Associates), Dustin Wilson (diretor sênior de estratégia digital da Marketron), Greg Davis Jr. (VP e gerente de mercado da Davis Broadcasting, Inc.) e Linnae Young (VP executiva de operações e desenvolvimento de receita da Salem Media Group).
Durante o debate, os especialistas reforçaram que o segredo para o crescimento das receitas digitais está na facilidade de compra. As emissoras devem criar maneiras simples e intuitivas para que os anunciantes possam adquirir seus pacotes digitais, comparando a experiência ideal com a praticidade oferecida por plataformas como a Amazon. A mensagem foi clara: “o anunciante está confuso, facilite o processo”.
Os executivos também enfatizaram que, apesar das transformações, a essência da indústria continua a mesma. O que mudou foram as ferramentas e opções que as emissoras têm à disposição para apresentar aos clientes. Nesse cenário, adaptar-se rapidamente e com clareza é essencial para manter a relevância no mercado publicitário atual.
O painel contou com Gordon Borrel (CEO da Borrel Associates), Dustin Wilson (diretor senior de estratégias digitais da Marketron), Linnae Young (EVP, operações e desenvolvimento de receitas na Sales Média Group), Greg Davis Jr (vice-presidente e gestor de marketing da Davis Broadcasting) e a moderação de Mike Hulvey (presidente/CEO da RAB).
+ Rádios devem reforçar investimentos em formação digital, aponta NAB Show 202
Gordon Borrell durante a apresentação dos dados da Borrell Associates / crédito: tudoradio.com
Especial NAB Show 2025
A cobertura especial do tudoradio.com no NAB Show 2025, que será realizado de 5 a 9 de abril no Las Vegas Convention Center, conta com a parceria da AMIRT (Associação Mineira de Rádio e Televisão), da BRLogic, empresa de tecnologia especializada em soluções digitais para emissoras de rádio, e também da ASSERPE (Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco).
Clique Aqui para conferir todas as notícias relacionadas ao NAB Show 2025. A cobertura especial já acontece mesmo do evento, acompanhando as expectativas e preparativos, e seguirá após a feira, trazendo a repercussão dos principais temas debatidos no congresso.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.