Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025 @ 13:16
Salvador - Emissora migrante do AM 1290 apresenta identidade musical local e diz que aposta em programação popular no FM de Salvador, indicando o gênero “sotero-pop”
A 883 FM 88.3 de Salvador, estação que marca a migração da antiga Rádio Metrópole AM 1290 para o dial FM na capital baiana, divulgou oficialmente sua grade de programação musical. Com uma proposta editorial voltada ao formato popular/urbano, a emissora apresenta ao mercado o conceito “sotero-pop”, que mescla a força da cultura baiana com tendências nacionais e internacionais, apostando, segunda a estação, em uma comunicação vibrante, bem-humorada e próxima do público. A grade musical já está no ar, mas a programação definitiva não teve sua data de estreia divulgada oficialmente.
O projeto é conduzido pelo Grupo Metrópole e tem na curadoria musical um de seus principais diferenciais, com a participação ativa de Macaco Gordo. A profissional é referência na cena contemporânea e assina conteúdos como o Macaco Sessions e o Groovadinho de Verão, que agora também integram a programação da 883 FM.
De acordo com a estação, a grade diária da estação foi estruturada para acompanhar o ritmo do ouvinte soteropolitano ao longo do dia, com faixas musicais e temáticas que transitam entre o pagodão, o forró eletrônico, o funk, a sofrência e vertentes mais atuais como o trap, o arrocha e o pop. A emissora também oferecerá conteúdo jornalístico em formato dinâmico, com a inserção do Giro de Notícias 883, bloco informativo produzido pelo Grupo Metrópole e veiculado seis vezes ao dia.
As manhãs começarão com o programa Dia Quebrando, entre 5h e 7h, trazendo pagodão leve, forró eletrônico, sofrência e axé raiz. Em seguida, das 7h às 10h, o Cabeça do Povo reúne os hits mais tocados nas redes sociais e nas ruas, com pop nacional, pagode e funk, além da participação ativa do público via WhatsApp e redes sociais.
A faixa das 10h às 12h será ocupada pelo Pitada Baiana, programa que valoriza a produção musical local, com foco na nova cena da Bahia — do pagodão ao trap de Cajazeiras, passando pelo samba e pela bregadeira pop. Na sequência, o Macaco Sessions (12h às 14h) oferece uma curadoria com faixas inéditas da nova música baiana e brasileira.
À tarde, o Toca Toda! (14h às 17h) apresentará uma seleção de músicas que estão em alta nas plataformas digitais e nas playlists populares. Já o fim de tarde e início da noite ficarão por conta do Dia Rolê da Cabeça (17h às 20h), programa que aposta em pagode atual, sertanejo universitário e pop com hits de verão.
A noite esquenta com o Noite Quente, exibido das 20h às 22h, que reúne funk proibidão, arrocha, trap e batidão. Encerrando a jornada diária, o Cabeça Sonolenta (22h às 01h) apresentará uma seleção de faixas românticas, clássicos noturnos e reggae love — voltado para os ouvintes que preferem relaxar com músicas suaves e emotivas, de acordo com a FM.
A proposta da 883 FM, de acordo com a FM, é se consolidar como um novo polo musical e de comunicação em Salvador, sendo "a cabeça do dial" para quem busca conexão com a identidade baiana contemporânea, " sem abrir mão de inovação e pluralidade". A emissora também reforça sua vocação informativa com os blocos do Giro de Notícias 883, que mesclam manchetes locais e nacionais com agilidade e a credibilidade do Grupo Metrópole.
Com linguagem direta e tom popular, a 88,3 FM diz que visa alcançar ouvintes em diversos contextos: no carro, no ônibus, no churrasco, na laje e no fone — como reforça seu próprio posicionamento. A 88.3 FM está ativa no dial baiano desde 2 de maio, quando iniciou sua transmissão na faixa FM. E a presença da atual grade musical foi indicada ontem (4) no Mapa da Atualização do tudoradio.com.
Logotipo da 883 FM de Salvador / reprodução