Quinta-Feira, 21 de Agosto de 2025 @ 12:22
Rio de Janeiro – Parceira de longa data da Rede Antena 1, a 103.7 FM passará a adotar a programação de rede gerada pela matriz, unificando seu perfil artístico ao que é executado pela marca em todo o país
Uma novidade importante para o mercado de rádio do Rio de Janeiro e também para o cenário nacional. A Antena 1 Rio FM 103.7, emissora de formato adulto-contemporâneo que mantém parceria comercial e de marca com a Rede Antena 1, ampliará sua integração com a rede liderada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo. Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, a estação carioca passará a adotar também a linha artística da rede, assumindo o projeto que é executado nacionalmente pela marca. Em resumo: a Antena 1 do Rio de Janeiro seguirá a mesma linha artística característica de todas as emissoras da rede, sejam afiliadas ou próprias. O movimento marca mais uma etapa relevante no processo de expansão da Rede Antena 1 e de parceria entre as duas FMs.
Trata-se de um avanço inédito na relação entre Rio de Janeiro e São Paulo. A marca Antena 1 já tem tradição no dial carioca, com operação local consolidada, mas a adesão integral ao projeto artístico nacional representa uma novidade para o mercado fluminense. A mudança ocorre em um momento histórico para a Rede Antena 1, que tem registrado resultados expressivos de audiência e alcance nos principais mercados onde está presente. Em São Paulo, por exemplo, a emissora figura no top 3. Há ainda desempenhos positivos em praças como Brasília, Campinas, Sorocaba, além de crescimento constante em Belo Horizonte e Porto Alegre.
De acordo com as emissoras, os ouvintes do Rio de Janeiro terão acesso às "promoções, podcasts exclusivos, entrevistas e séries especiais que conquistaram audiências em todo o país". Empresas e agências também poderão contar com uma estrutura comercial alinhada à rede nacional, com oportunidades multiplataforma e campanhas integradas, afirmam as gestões. Essa novidade deverá chegar ao dial em no máximo 30 dias.
Outro destaque da parceria, segundo as partes envolvidas, é a adoção das redes sociais oficiais da Antena 1. Os perfis da Antena 1 Lite FM passarão a fazer parte do ecossistema digital da marca, promovendo conteúdos sincronizados e fortalecendo o relacionamento com os ouvintes através de plataformas como Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok. "A unificação reforça a identidade da Antena 1 em todos os canais e aumenta o alcance das iniciativas digitais", informam as emissoras.
“Estamos muito felizes em receber a Antena 1 Lite FM como afiliada plena da Rede Antena 1. O Rio de Janeiro é um mercado estratégico e nossa audiência ganha uma nova referência em boa música e conteúdo de qualidade. Esta parceria também oferece às marcas locais uma vitrine nacional com formatos inovadores e grande engajamento”, afirma a gestãp da Antena 1
Segundo, Giuliana Maia Rosa, "O Rio de Janeiro é um palco natural da boa música e estamos muito felizes em integrar a Antena 1 Lite FM à nossa Rede Nacional. Essa união fortalece nossa marca e entrega aos ouvintes cariocas uma experiência ainda mais completa: programação sofisticada, multiplataforma e novas oportunidades para marcas e anunciantes."
Com o Rio de Janeiro, a Antena 1 unifica seu perfil artístico em todas as capitais do Sudeste, já que a rede conta com uma emissora própria em Belo Horizonte e uma afiliada em Vitória. A novidade também reforça o processo recente de expansão da marca pelo Brasil, que no mês passado chegou a Fortaleza e Goiânia. Há ainda a confirmação de uma nova afiliada na Serra Gaúcha e, como parte dessa trajetória de crescimento, o início das operações em Salvador, inaugurada em agosto do ano passado.
A marca Antena 1 tem uma longa trajetória no Rio de Janeiro. Sua operação começou em 1979 e, durante boa parte de sua história, a estação também foi identificada como Antena 1 Lite FM, com programação local. Entre 2009 e 2015, houve um breve hiato nos 103.7 FM, mas logo depois a emissora retomou suas atividades. Nos últimos anos, deixou de usar a denominação “Lite FM”, passando a se identificar como Antena 1 Rio. Além da execução local, a grade musical da estação inclui músicas nacionais, algo diferente do perfil exclusivo de hits internacionais adotado pela rede nacional. Essa característica será ajustada com a nova fase firmada entre as duas parceiras.
Logotipo da Antena 1 / reprodução