



Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2025 @ 16:33
Curitiba - Emissora curitibana é reconhecida nacionalmente com série sobre superação e saúde, no principal congresso de cirurgia bariátrica do país
A Rádio Banda B FM 89.7 AM 550 de Curitiba foi premiada com o 3º lugar no 1º Prêmio SBCBM de Jornalismo, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (22), durante cerimônia realizada no 25º Congresso da SBCBM, em Foz do Iguaçu (PR) — evento considerado o maior congresso de cirurgia bariátrica do hemisfério Sul. Com a série “Muito além do espelho”, produzida pelos jornalistas Antonio Nascimento, Eliane Muiniki e Francielly Azevedo, a emissora abordou histórias de superação e transformação de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica e metabólica.
As reportagens destacaram o impacto do procedimento na saúde física e emocional de pessoas que enfrentam a obesidade e doenças associadas. “A série nasceu da vontade de mostrar que a cirurgia bariátrica vai muito além da estética: é uma questão de saúde, autoestima e recomeço. Ouvir essas histórias foi uma experiência humana e profissional muito forte”, destacou Antonio Nascimento, gerente de redação da Rádio Banda B.
O 1º Prêmio SBCBM de Jornalismo reuniu 98 trabalhos inscritos em todo o país. A Banda B concorreu na fase final com as rádios CBN FM 90.3 de Florianópolis (2º lugar) e CBN FM 101.7 de João Pessoa (1º lugar). “Quando um prêmio como esse valoriza reportagens sobre obesidade e saúde mental, ele também ajuda a quebrar preconceitos. Nosso objetivo sempre foi dar voz aos pacientes e mostrar o lado humano de um tratamento que salva vidas”, afirmou a pauteira Eliane Muiniki.

Francielly Azevedo, gerente de jornalismo da Rádio e do Portal Banda B Foto: Banda B
A gerente de jornalismo da Rádio e do Portal Banda B, Francielly Azevedo, representou a emissora na cerimônia de premiação em Foz do Iguaçu. Jornalista com 17 prêmios no currículo, ela celebrou o reconhecimento nacional. “É gratificante ver um trabalho local ganhando projeção nacional. A série é resultado de uma equipe comprometida e de uma rádio que acredita no jornalismo que transforma e informa com responsabilidade”, ressaltou Francielly Azevedo.
O júri do prêmio foi composto por profissionais de destaque da imprensa brasileira. A iniciativa reconheceu reportagens nas categorias Rádio, Televisão e Texto (impresso ou online) que abordaram, com profundidade e responsabilidade, temas relacionados à cirurgia bariátrica e metabólica.
“O prêmio é um aplauso da SBCBM à imprensa que informa com responsabilidade sobre saúde e qualidade de vida. Recebemos reportagens impressionantes e com alto nível de informação, um reflexo do comprometimento dos profissionais que participaram e demonstraram excelência ao tratar do tema da obesidade”, declarou Juliano Canavarros, presidente da SBCBM.


