




Quarta-Feira, 05 de Novembro de 2025 @ 19:11
Curitiba - Programa multiplataforma da Rádio Educativa FM 97.1 e TV Paraná Turismo ganha novo estúdio, identidade visual e reforça a presença da comunicação pública paranaense no rádio, na TV e nas plataformas digitais.
A Educativa FM 97.1 de Curitiba, em conjunto com a TV Paraná Turismo, estreou na segunda-feira (3) o novo estúdio e a identidade visual do programa Papo, atração multiplataforma transmitida simultaneamente pelo dial, pela TV e pelo YouTube. A novidade reforça a presença das emissoras públicas da E-Paraná Comunicação, que celebram 100% de grade própria, e marca a chegada do Papo ao episódio 745.
A edição inaugural dessa nova fase recebeu Dalto, cantor e compositor de clássicos da MPB como “Muito Estranho (Cuida Bem de Mim)”, e o músico paranaense João Triska, em um encontro que sintetiza a proposta do programa: unir gerações, estilos e histórias, do Paraná para o Brasil e o mundo.
Apresentado pelos jornalistas Cristiano Castilho e Beto Pacheco, o Papo combina entrevistas, informação e descontração. O novo estúdio e a nova identidade visual foram desenvolvidos em parceria entre a TV Paraná Turismo e a E-Paraná Comunicação, modernizando formato e linguagem para tornar o conteúdo ainda mais dinâmico e atrativo ao público do rádio, da TV e das plataformas digitais.
“O novo estúdio representa mais um passo na consolidação da linguagem multiplataforma. Agora, com mais recursos visuais e interação, o público poderá vivenciar o programa de forma ainda mais próxima e envolvente”, destaca Giselle Lima, diretora da Educativa FM e da TV Paraná Turismo.

Ilha de edição do estúdio do programa Papo - Foto: Divulgação
Para Beto Pacheco, o cenário e a identidade atualizados reforçam a vitalidade do projeto e das emissoras públicas. “Chegar a quase 750 episódios e ganhar um novo estúdio é simbólico. É um jeito de dizer que seguimos curiosos, inquietos e abertos ao novo. Essa modernização traduz o espírito do Papo: uma conversa viva entre o rádio, a TV e a internet.”
O novo espaço amplia a participação de convidados presenciais e remotos, incorpora novos recursos gráficos e visuais nas transmissões e dá destaque à nova logomarca — moderna, colorida e representativa da energia criativa do programa. Entre as novidades do cenário estão um palco para pocket shows, um telão no set principal e recursos de Chroma Key.
“O Papo segue sendo aquele nosso encontro diário de segunda a sexta-feira ao meio-dia, agora num estúdio mais amplo e tecnológico, o que nos permite expandir ainda mais a abordagem das entrevistas e do conteúdo veiculado na rádio, na TV e no YouTube”, finaliza Cristiano Castilho.
No ar desde junho de 2022, o Papo já recebeu cerca de 1.500 convidados, entre eles Tony Ramos, Ruy Castro, Nélson Motta, Cláudia Abreu, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Conceição Evaristo, Antônio Fagundes, Juca Kfouri, Criolo, Hermeto Pascoal, Eduardo Bueno, Marisa Orth, Mel Lisboa, Evandro Mesquita, Francis Hime, Drica Moraes, Hélio de la Peña, Toquinho, Lobão, Edu Lobo, Monja Coen, Carlinhos de Jesus, Guilherme Arantes, Zeca Pagodinho, Dani, Dori e Alice Caymmi, Irene Ravache, Marcelo D2, entre outros.
Com vocação plural, o programa aborda temas como inclusão, diversidade, ciência e educação — de nomes consagrados, como o neurocientista Miguel Nicolelis, a jovens inovadores de escolas públicas do Paraná. Entre os destaques culturais, acompanhou a inauguração da Ubuntu, primeira galeria fotográfica de Curitiba dedicada a personalidades negras, e trouxe à pauta questões contemporâneas, como a epidemia das apostas online. O Papo também abriu espaço a convidados internacionais, entre eles Richie Ramone, Claudette King, Seun Kuti, Daniel Drexler, Mike Muir e Camille Bertault, reforçando sua amplitude de temas e públicos.

Palco para apresentações durante o programa - Foto: Divulgação
Agenda da semana:
Terça: atriz Letícia Rodrigues, que interpreta a personagem Sandrão na série “Tremembé”, da Prime Video
Quarta: banda Vanguart
Quinta: crítico de cinema Marden Machado e organizadores do Festival da Felicidade
Sexta: cantora Jane Duboc e o maestro João Egashira


