Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2025 @ 22:53

Morre o jornalista e radialista Zanderlei Justus, profissional técnico e comunicador da Mercosul FM de Curitiba

Curitiba - Profissional atuava na parte técnica e artística da Mercosul FM e prestava suporte a diversas emissoras no Paraná

Publicidade

O setor de radiodifusão do Paraná perdeu um de seus nomes mais atuantes. Morreu nesta quinta-feira (18) o jornalista e radialista Zanderlei Justus, que atuava como diretor do Sindirádio TV, entidade vinculada ao Sindicato dos Radialistas Profissionais e dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado do Paraná (Sindirádio). Ele também integrava a equipe técnica e artística da Mercosul FM 92.9 de Curitiba, onde atuava como comunicador. A informação foi confirmada pela emissora e pelo sindicato.

Zanderlei Justus acumulava prestígio no setor da comunicação paranaense, com atuação destacada tanto nos bastidores técnicos quanto no microfone. Segundo o Sindirádio, o profissional era responsável por atender tecnicamente mais de 20 emissoras de rádio e televisão em diversas regiões do estado, garantindo a operação e estabilidade dos sinais dessas estações. Seu trabalho era amplamente reconhecido por colegas de profissão, emissoras e entidades representativas da radiodifusão.

“Seu trabalho foi essencial, profundamente respeitado por colegas, emissoras e profissionais de toda a categoria da comunicação”, destacou o sindicato em nota oficial. A entidade ainda pontuou que “a ausência de Zanderlei Justus deixa um vazio impossível de ser explicado em palavras”.

A Rede Mercosul FM, onde Zanderlei atuava, também divulgou nota de pesar lamentando sua morte. “Zanderlei Justus, profissional exemplar, ser humano íntegro e um grande comunicador”, afirmou a emissora. O texto destaca que ele fez parte da história da rádio com “dedicação, talento e generosidade, deixando um legado de profissionalismo, respeito e humanidade que jamais será esquecido”. A equipe da emissora também se solidarizou com familiares, amigos e todos que conviveram com o profissional.

O presidente da FENARTE (Federação Nacional das Entidades Representativas dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão) e também do Sindirádio TV, Lucas Bauermann, amigo pessoal de Zanderlei, manifestou profundo pesar pela perda. “Nos conhecemos na Rádio Clube, em 2003. Ali começou uma amizade que atravessou o tempo, os desafios da profissão, os projetos, as conquistas e as dificuldades da vida. Desde então, Zanderlei sempre foi um companheiro — presente, leal, firme e humano”, afirmou.

Zanderlei Justus deixa três filhos. Informações sobre velório e sepultamento poderão ser divulgadas em breve.


Zanderlei Justos / reprodução Instituto Rádio e TV - YouTube


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Zanderlei Justus, Mercosul FM, Sindirádio, FENARTE, rádio no Paraná, radiodifusão, falecimento, comunicador

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck
  • Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve passagens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.