




Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2026 @ 11:02
São Paulo – Em dezembro, houve uma consulta pública que resultou nas inversões das concessões FM 86.3 e FM 107.3, processo que já está em licenciamento
A atual Rádio Bandeirantes FM 86.3 poderá trocar de frequência neste primeiro semestre de 2026. De acordo com apuração do tudoradio.com, existe a possibilidade de entrada da rádio de formato jornalístico/esportes em FM 107.3 a partir do mês de abril. A novidade é fruto de uma inversão dos canais das concessões que hoje atuam em FM 86.3 (Rádio Bandeirantes) e FM 107.3 (Fundação Brasil 2000, que atualmente é operada pela Eldorado FM). A consulta pública referente ao caso foi realizada pela Anatel em dezembro passado e agora já entra em fase de licenciamento.
O tudoradio.com vinha acompanhando o andamento da consulta pública, que foi publicada em 1º de dezembro, aberta entre 10 e 19 do mês passado. Com a mudança, a Rádio Bandeirantes sairá do FM estendido, faixa ocupada pela estação desde 2023, se fixando em definitivo no FM 107.3, mantendo-se como uma concessão comercial. Pelo que apurou o portal, a transmissão da Rádio Bandeirantes em novo canal partirá da Torre da Band, na região da Consolação, final da Avenida Paulista, ou seja, terá boa cobertura de sinal em São Paulo dentro da classe A1 de operação.
Já a atual FM 107.3 irá para 86.3 FM com a classe E3 de operação, mudando-se para o mesmo ponto de operação onde está hoje a Rádio Bandeirantes FM 86.3, de acordo com a consulta pública de dezembro. Com a troca, a 86.3 FM passa a ser ocupada por uma concessão educativa, assim como ocorre hoje com a FM 107.3. Até o momento, não há informação sobre a manutenção da Eldorado FM no dial FM através do novo canal.
Pelo que apurou o tudoradio.com, o início da troca de canais deverá ocorrer na primeira quinzena de abril, quando a Eldorado FM poderá sair da sintonia FM 107.3. Já a entrada oficial da Rádio Bandeirantes no canal acontecerá na sequência, em data a ser definida, lembrando que a pioneira do Grupo Bandeirantes irá completar 89 anos de operação em São Paulo no dia 6 de maio.
A possibilidade de troca de canais entre as atuais FM 86.3 e FM 107.3 chegou a ser publicada em dezembro pelo blog São Paulo Broadcast, parceiro do tudoradio.com.
Do AM para o FM em São Paulo
A Rádio Bandeirantes foi inaugurada como Sociedade Bandeirante de Radiodifusão, em 6 de maio de 1937. Grande parte de sua trajetória foi em AM 840, transmissão tradicional encerrada em 4 de agosto de 2024, devido à migração de sua concessão para o FM. Esse movimento começou a ser concretizado com a ativação da FM 86.3 a partir de 2023, com oficialização em outubro daquele mesmo ano. E agora, entre abril e maio de 2026, a Rádio Bandeirantes será fixada em definitivo na sintonia FM 107.3 de São Paulo.
Vale ressaltar que a Rádio Bandeirantes também opera em FM 90.9 desde 1999, rádio que atua em transmissão conjunta com a FM 86.3 e anteriormente com a AM 840. Essa estação, responsável pela estreia do nome “Rádio Bandeirantes” no dial FM, transmite a partir das margens da Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo, tendo cobertura de sinal local entre a Grande São Paulo e a Baixada Santista.
Não é a primeira vez que concessões invertem canais
Situações parecidas com essa também foram realizadas em outras praças, com anuência dos envolvidos. Em dezembro passado, a Rede Pampa iniciou a transição entre dois canais de sua operação entre a Grande Porto Alegre e a Serra Gaúcha. A concessão que opera a 82.5 FM em Porto Alegre, em canal estendido e fruto de migração AM-FM, foi deslocada para FM 101.9. Já a concessão que atuava na outra frequência, originada de São Francisco de Paula, passou para o FM estendido. Esse processo está provocando uma reorganização das marcas Eldorado FM e Rádio Liberdade no dial.
Já no Rio de Janeiro, o próprio Grupo Bandeirantes conseguiu também inversões de canais entre concessões geridas pelo grupo. Em 2024, a 84.9 FM, que operava como Rádio Bandeirantes no Rio de Janeiro, foi deslocada para a 91.1 FM a partir da capital. Já a estação que atuava na frequência de destino era sediada em Petrópolis e ficou com a sintonia na faixa estendida. Esse movimento resultou na estreia da atual Band FM 91.1, inaugurada em janeiro do ano passado.

Microfone da Rádio Bandeirantes em seu estúdio / crédito foto: Renato Pizzutto


