




Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2026 @ 13:12
Brasília - Metrópoles FM também segue avançando e crava a maior alta percentual do top 10
O mercado da capital federal acompanhou mais uma atualização da pesquisa da Kantar IBOPE Media, que mede regularmente como está o consumo de rádio em Brasília. No geral, o FM teve um leve recuo na média de audiência, mas com comportamento difuso entre FMs de diferentes formatos, com algumas estações ignorando a tendência de oscilação negativa. Trata-se da primeira pesquisa a ser conhecida neste ano, mas referente ao último trimestre completo de 2025. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2025):
Isoladas no topo
A Clube FM 105.5 (popular/hits) apareceu novamente como a maior audiência do Distrito Federal em períodos importantes como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora tem conseguido manter essa condição de destaque de forma consecutiva desde o começo do ano passado, mesmo com a ampliação da concorrência local. A emissora também mantém boa vantagem para as demais FMs consideradas de formato popular no mercado do Distrito Federal.
E a Jovem Pan FM 106.3 (jovem/pop) segue como um dos principais destaques da medição ao permanecer na disputa acirrada pela liderança geral no Distrito Federal. A movimentação atual da audiência diminuiu um pouco mais a diferença entre ela e a Clube FM, distância esta que não chega a 1 mil ouvintes por minuto em filtros gerais. A 106.3 FM também tem se consolidado nos últimos anos como uma rádio de topo do ranking FM em Brasília.
Destaque para a Antena 1 FM 93.7 (adulto-contemporâneo), emissora que ignorou a tendência vista na média geral do meio e cresceu mais de 2,6% em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso fez com que a emissora voltasse a ampliar a distância que a separa da sequência do ranking FM, mantendo assim consolidada a sua condição no top 3 de audiência no Distrito Federal.
Movimentação no top 5
A JK FM 102.7 (popular/hits) apareceu pela quarta vez consecutiva como quarta maior audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas passa a contar com a Atividade FM 107.1 (popular/sertaneja) bem mais próxima em filtros gerais. A 107.1 FM foi um dos destaques da pesquisa quando o assunto é alta de audiência, crescendo mais de 4% na comparação com os dados anteriores. Trata-se da quinta pesquisa seguida da Atividade FM no top 5.
Emissoras como Rádio Mix FM 88.3 (jovem/adulto-pop) e CBN FM 95.3 (jornalismo/esportes) aparecem logo a seguir do complemento do top 10, cravando marcas bem próximas entre si no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ainda competitivas por uma entrada no top 5 em filtros gerais.
Mais destaques
A Verde-Oliva FM 98.7 (pública/adulto-contemporâneo) segue com um movimento positivo de audiência em filtros gerais. Na atual, a emissora oscilou 0,7% para cima, sendo suficiente para consolidar sua condição de oitava maior audiência local, posição esta conquistada a partir da pesquisa passada em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Na sequência, a Metrópoles FM 104.1 (adulto/jornalismo) segue com uma movimentação positiva em audiência e cravou a maior alta percentual do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), crescendo mais de 13%. Isso manteve a rádio entre as dez maiores audiências do Distrito Federal e a aproximou da Jovem Pan News FM 107.5 (jornalismo/esportes), que está à frente no ranking FM.
A Novabrasil FM 97.5 (adulto/nacional-mpb) foi outra emissora com movimento positivo de audiência ao avançar mais de 2,6% em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a fez definir o ranking FM nos detalhes com a BandNews FM 90.5 (jornalismo/esportes), que está à frente na medição geral.
Com uma alta acima de 16% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Plano FM 96.5 (jovem/adulto-pop) teve um de seus melhores resultados no Distrito Federal e diminuiu um pouco a distância para o grupo que conta hoje com a TMC FM 100.1 (jornalismo/esportes, ainda em fase de transição de formato e marca, antiga Transamérica) e Rádio Nacional FM 96.1 (pública/educativa).
Panorama anterior:
> Panorama: Clube FM e Jovem Pan FM seguem com as maiores audiências; Antena 1 e Rádio Mix FM avançam em Brasília
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Distrito Federal.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Distrito Federal: clique aqui.

Catedral de Brasília e o Lago Paranoá ao fundo / Biblioteca Canva


