Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Domingo, 28 de Janeiro de 2007 @ 02:00

Curiosidade: a rádio que rompeu uma divisa estadual

Curitiba – Mais uma curiosidade para os radionautas. Conheça uma emissora que faz sucesso no sul do país, atingindo cidades paranaenses e catarinenses
Publicidade
Cidades separadas por uma divisa estadual (Paraná e Santa Catarina). Municípios com emissoras de rádio diferentes, economias diversificadas e telefones com prefixos distintos (41, 42 ou 47). Isso tudo é um grande obstáculo para qualquer emissora de rádio. O primeiro grande problema seria o sinal e como ele atingiria essas regiões. Todas essas “barreiras” foram ignoradas pela Dimensão FM 89.3, uma rádio cuja sede fica na Lapa (PR) e sua audiência está espalhada por vários municípios diferentes no Paraná e em Santa Catarina.

A Dimensão FM possui uma potência irradiada significante (concessão classe A1). Essa característica concede uma cobertura impar para a rádio lapeana. A rádio atinge as regiões de Ponta Grossa (PR), São Mateus do Sul (PR), Mafra (SC), Canoinhas (SC), São Bento do Sul (SC), além de algumas cidades da região metropolitana de Curitiba.  Essa é a cobertura rentável para a Dimensão, onde a emissora possuí muitos ouvintes e clientes. Porém a cobertura total da rádio vai mais longe, atingindo com qualidade a capital paranaense e com alguns chiados as regiões de Jaraguá do Sul (SC) e o litoral paranaense (além de alguns municípios do litoral catarinense, mesmo com a interferência causada pela Colon FM 89.5 de Joinville).

O segredo da Dimensão? Sinal forte é uma das principais qualidades para poder enfrentar a concorrência de rádios locais presentes nas regiões citadas acima, porém o diferencial está na interatividade. A Dimensão não possuí uma programação musical especial (aposta em uma grade eclética, variando entre o rock, passando pela dance music, chegando no pagode, tocando sertanejo, sem esquecer da música gauchesca), mas o diferencial está no espaço que a rádio concede ao ouvinte. A emissora da Lapa disponibiliza telefones no Paraná e em Santa Catarina para facilitar a participação desses ouvintes, não importa em qual município ele esteja. Essa idéia aproxima a rádio de seu público, seja ele paranaense ou catarinense.

Outras emissoras na região também possuem uma grande audiência regional. A Antena Sul FM 102.7 de Castro (PR) não fica longe de ser um exemplo, assim como a Nova Fm 104.5 de Mafra (SC). Já a Dimensão perde muito em Curitiba, onde os ouvintes preferem a sintonia das rádios populares locais ( 98 FM 98.9, Caiobá 102.3, Clube 101.5 ou Massa 97.7).

Infelizmente o radionauta não pode conferir via Internet a programação da Dimensão, mas pode ver a cobertura da emissora e de outras rádios locais da região através dos dials publicados no Tudo Rádio.com. Bom passeio e boas escutas!


Por Daniel Starck – 28/01/2007
[email protected]



Nota: Tudo Rádio.com: Cronograma de janeiro


RádioNews – Contará com uma notícia por dia, retomando o funcionamento normal a partir do dia 1º de fevereiro. O radionauta poderá conferir mais notícias diariamente caso ocorram acontecimentos extras no mundo radiofônico. Isso também acarretará no atraso na verificação das pautas enviadas pelos colaboradores. Dúvidas? Entre em contato pelo [email protected]

Atualização das sessões / Suporte – Acontecerá normalmente. Poderão ocorrer atrasos nas respostas a radionautas em dúvidas devido a grande demanda de dezembro e janeiro. Para maiores informações entre em contato pelo [email protected]
 
Gratos da compreensão de todos os radionautas

Equipe Tudo Rádio.com


Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.