Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 28 de Abril de 2010 @ 10:17

Especial: A proliferação de rádios convencionais na internet

Publicidade

A cada dia é mais perceptível a proliferação de rádios convencionais (AMs e FMs) na internet. Boa parte das emissoras das regiões Sudeste e Sul já possuem seu áudio ao vivo disponível através de computadores e em alguns casos para celulares. Com esse aumento considerável já é possível acompanhar de perto os mercados de rádios de algumas cidades sem precisar se locomover até elas.

Em São Paulo, principal mercado radiofônico do país, apenas uma FM não possui áudio ao vivo disponível na internet. Trata-se da 91.3 FM, emissora que em breve terá sua transmissão on-line com a estréia da futura Disney FM. A última a aderir o sistema virtual de transmissão foi a 107.3 FM 107.3 (antiga Brasil 2000, que na verdade apenas retomou algo que já fazia anteriormente). Hoje é possível “passear” pelo FM de São Paulo através da internet (veja).

Belo Horizonte é outra capital que não fica muito atrás neste quesito. Apenas quatro das 23 FMs (incluindo a Liberdade FM 92.9 de Betim) não possuem áudio na internet. Geralmente as retransmissoras de redes religiosas não utilizam esse sistema, apenas em suas cabeças de rede (na maioria das vezes em São Paulo). Já no Rio de Janeiro são 18 FMs na internet, contra quatro sem áudio on-line disponível.

Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Campinas e Vitória também não ficam muito atrás. Esses importantes mercados nacionais possuem uma forte presença quando o assunto é rádio na internet. As principais FMs e AMs dessas praças estão com seus áudios disponíveis na internet. O número de AMs nessas cidades que disponibilizaram seus áudios ao vivo na internet também é elevado, com destaque para o mercado de São Paulo.

Os formatos de transmissão on-line para os ouvintes são vários. É possível ouvir rádios em sistemas AAC+, MP3 (Winamp/Shoutcast), players em Flash e até mesmo QuickTime. O mais utilizado e recomendado é a transmissão e recepção via Windows Media Player (Server), sistema preferido e optado por 80% dos internautas brasileiros, sem a necessidade de uso de plug-ins.

Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.